Vale do Taquari – Foi divulgada no Diário Oficial do Estado (DOE) de sexta-feira (09), a nomeação de Greicy Weschenfelder como coordenadora da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Greicy atuava como coordenadora interina desde a aposentadoria de Paulo Backes, em 10 de fevereiro deste ano. Ao lado de Backes trabalhou como coordenadora adjunta por um ano e meio.
À frente da 3ª CRE, a arroio-meense comandará 88 escolas, dois mil professores e um total de 22 mil alunos em 32 municípios do Vale do Taquari. Ela afirma que a função é de uma responsabilidade muito grande e o maior desafio é melhorar a qualidade do ensino público no Vale do Taquari e conjugar a crise financeira aguda do Estado com a gestão das escolas, e de recursos humanos e estruturais. “Por isso que estamos buscando parcerias entre escolas e comunidade onde as mesmas estão inseridas”, revela.
Além da implantação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave), a coordenadoria promove também visitas pedagógicas às escolas, com objetivo de conhecer a proposta desenvolvida por cada professor dentro da educação pública. “Estamos num trabalho intenso no protagonismo dos jovens dos grêmios estudantis. Um trabalho de agenda positiva com esses alunos”, observa.
Sobre as notas do Índice de desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgadas recentemente, que apontam que o Rio Grande do Sul teve o pior desempenho desde que a avaliação começou a ser feita, em 2005, pelo Ministério da Educação, Greicy antecipa que terá desafios também dentro da metodologia de ensino. Explica que o perfil do aluno mudou muito nos últimos anos e que a caminhada na área da educação é árdua, porém incentivadora. Trazer os pais para a escola é uma forma de transformar e melhorar a metodologia de ensino. “Com a participação de pais e da comunidade, faremos uma escola de excelência”, projeta.
Quem é a nova coordenadora
Formada em letras pela Univates, mestre em Comunicação Social pela PUCRS e doutoranda na UFRGS, Greicy é professora de Português e Literatura em Séries Iniciais. Concursada pelo Estado e município de Arroio do Meio, município onde nasceu e mora atualmente, ministrou aulas no João Batista de Mello e Castelo Branco em Lajeado. Em Arroio do Meio foi professora em vários educandários entre eles Guararapes, São Caetano, Bela Vista, João Beda Körbes e Arlindo Back de Forqueta. Também foi professora da rede privada, como o Colégio Evangélico Alberto Torres. Em sua vida acadêmica estudou na Alemanha e Portugal. Também foi autora de um romance escrito em alemão lançado em 2011.

