Brasília – O Ministério do Trabalho prorrogou novamente o prazo para o saque do abono salarial do exercício 2015/2016, ano base 2014. Com isso, os trabalhadores que ainda não sacaram o valor referente ao Pis/Pasep do referido exercício podem fazê-lo até 30 de dezembro do corrente ano. São quase um milhão de trabalhadores que ainda não sacaram o benefício de um salário mínimo a que têm direito.
No site do Ministério do Trabalho (www.trabalho.gov.br), clicando no banner “Abono Salarial”, localizado na parte superior da tela pode-se acessar a lista dos trabalhadores com direito ao abono e que ainda não fizeram os saques. Essa relação está dividida por estado e município. Os nomes dos trabalhadores estão em ordem alfabética.
Já no site abonosalarial.mte.gov.br/, é disponibilizada uma ferramenta pela qual é possível saber se o trabalhador tem direito ao abono digitando o número do Pis/Pasep ou CPF e a data de nascimento.
Abono 2016/2017
O Ministério do Trabalho paga a partir da próxima quinta-feira, 15 de setembro, o abono salarial do Pis/ Pasep do calendário 2016/2017, para os nascidos no mês de setembro.
Esses trabalhadores poderão fazer o saque nas agências da Caixa, Banco do Brasil, casas lotéricas ou se estiverem com o cadastro em dia, receber em conta corrente a partir de 16 de setembro.
Neste ano, recebem o benefício os nascidos entre julho e dezembro. Já os trabalhadores nascidos entre janeiro e junho, receberão no primeiro trimestre de 2017. Em qualquer situação, o recurso ficará à disposição do trabalhador até 30 de junho de 2017, prazo final para o recebimento.