O Hospital São José (HSJ) de Arroio do Meio deve se tornar referência regional para cirurgias de três especialidades médicas – traumato/ortopedia, vascular e otorrino – pelo SUS. Hoje o hospital de Taquari é a referência.
Segundo o coordenador da 16ª Coordenadoria Estadual de Saúde, Ramon Tiago Zuchetti, é difícil precisar com exatidão a data a partir da qual o HSJ será considerado referência para tais procedimentos, mas tudo indica que deve ser ainda no primeiro semestre.
A questão precisa passar ainda pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é estadual e referenda ou não as decisões da Comissão Intergestores Regional (CIR), composta por todos os secretários de Saúde da 16ª CRS. “Isso muito provavelmente estará passando pela CIB de abril. O início fica difícil de dizer. Mas tudo ocorrendo dentro do seu tempo a ortopedia inicia antes. Nós imaginávamos ter a ortopedia aprovada ainda em março, o que não aconteceu. Então a ortopedia deve iniciar em maio. Tudo correndo bem, vascular e otorrino inicia depois de maio, muito provavelmente em junho”, informa Zuchetti.
Segundo ele, o processo de migração de referência vem acontecendo há mais de um ano e meio. Basicamente a mudança ocorre por uma insatisfação dos municípios quanto ao atendimento em Taquari. Estas demandas chegaram até a 16ª CRS via secretários de Saúde, que relatam muitos cancelamentos de agenda, transferência de consultas sem tempo hábil para os municípios avisarem os pacientes, produção abaixo do mínimo pedido pela Resolução, não informação dos dados aos órgãos oficiais e, muitas vezes, banco de dados zerado. “Foram vários os fatores que levaram os municípios a trocarem a referência”, salienta.