Aproximadamente 200 cavalarianos participaram do desfile farroupilha realizado no feriado de 20 de Setembro, promovido pelo CTG Querência do Arroio do Meio. O desfile partiu da residência do capataz Clécio Schwarz, em Rui Barbosa, passando por Bela Vista, Arroio Grande e Centro, tendo seu encerramento no CTG, onde foi servido almoço.
A cada ano cresce a participação de jovens e crianças nas festividades alusivas à Semana Farroupilha, o que mostra que não há idade para cultivar as tradições. No desfile farroupilha não foi diferente. Um grande número de crianças, vestidas a caráter, acompanhava o desfile com seus pais.
Um exemplo disso é a Sofia. Com apenas dois anos ela participava de seu primeiro desfile farroupilha. Ela estava acompanhada do pai, o comerciante e morador do bairro São Caetano, Henrique Telöken, que destacou a importância das tradições gaúchas, que devem ser passadas de pai para filho. “Sempre gostei de andar a cavalo e participar das festividades da Semana Farroupilha. É uma data para exaltar a tradição”, observa.
Ao avaliar a programação da Semana Farroupilha, o patrão do CTG Querência Arroio do Meio, Márcio Kunrath, exaltou a participação da comunidade nos eventos promovidos pelo CTG e agradeceu a todos os envolvidos na entidade bem como toda a comunidade arroio-meense. Lembra que o número de associados vem crescendo a cada ano, o que é um orgulho para a entidade. Ressalta que o CTG desenvolve com os associados atividades durante todo o ano, que são intensificadas na Semana Farroupilha. Márcio ressalta a adesão de jovens e crianças que vem crescendo nos últimos anos, destacando a Invernada Dente de Leite que é composta por 16 crianças com idade entre três e cinco anos criada esse ano. “O CTG vem crescendo em todos os aspectos. E isso se deve a toda a comunidade arroio-meense”, fala.


