NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Serviços Urbanos intensifica ações e melhorias no município

    12 de outubro de 2025

    Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

    11 de outubro de 2025

    Caminhada das Sombrinhas e Noite Rosa mobilizam comunidade pela prevenção ao câncer de mama

    10 de outubro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

      11 de outubro de 2025
      Recent

      Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

      11 de outubro de 2025

      Salão Paroquial sedia rodada final do futsal de Arroio do Meio

      26 de setembro de 2025

      Luana Meyer Kramer é campeã e melhor jogadora do Festival Voley de las Sierras

      13 de setembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Thaís Lohmann e Cristine Vasconcellos representam, em novembro, o CTG Querência na final do Enart
    Cultura

    Thaís Lohmann e Cristine Vasconcellos representam, em novembro, o CTG Querência na final do Enart

    adminBy admin27 de outubro de 2017Nenhum comentário4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    O CTG Querência do Arroio do Meio tem motivos para comemorar. A entidade tem duas representantes na grande final do Encontro de Arte e Tradição (Enart). Thaís Lohmann na categoria Intérprete Solista Vocal e Cristine Vasconcellos na categoria Violino. A grande final ocorre de 17 a 19 de novembro, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul.

    Há quatro anos Thaís participa da primeira fase do Enart, mas essa é a primeira vez que chega à fase final. A inter-regional do evento, que contemplou a 24ª RT (Região Tradicionalista), a qual Arroio do Meio e arredores pertence, ocorreu no último final de semana em Canoas.

    Sua classificação ocorreu em duas etapas: no sábado, com 38 intérpretes, sendo que apenas 20 se classificaram para o domingo, dia da seleção decisiva para a final. No domingo, 10 candidatas se classificaram por ordem de pontuação e, através da repescagem, mais cinco intérpretes foram selecionadas. “Nessa fase eu precisei preparar três músicas de autores gaúchos. No sábado, mediante sorteio, minutos antes da apresentação, interpretei uma das músicas que preparei. No domingo, sem sorteio, escolhi uma das músicas restantes e apresentei”.

    A categoria em que concorre revela que o Rio Grande do Sul possui muitas vozes maravilhosas, o que torna a disputa bem difícil e, ao mesmo tempo, acirrada. “Para as fases anteriores eu preparei as músicas, ensaiei com o violeiro e a violinista que me acompanham desde a fase regional, o Guilherme Patussi e a Cristine Vasconcellos, mas não preparei a minha voz. Para essa etapa quero dedicar mais tempo à técnica vocal, afim de potencializar minha voz e otimizá-la nas apresentações”.

    Thaís irá concorrer com mais 35 candidatas, vindas de todos os cantos do Estado. Na fase final, a classificatória também ocorre em duas etapas, iniciando no sábado, mas classificando apenas 10 para a finalíssima de domingo.

    “Nós somos avaliadas através de quatro critérios: ritmo (2 pontos), afinação (3 pontos), interpretação (4 pontos) e fidelidade à letra (1 ponto). Além disso, dispomos de cinco minutos para realizar a apresentação, podendo sermos penalizadas caso excedamos esse tempo”, explica.

    Em relação à expectativa para o grande dia, Thaís diz estar um tanto nervosa, mas muito confiante. “Nosso Estado tem muitos talentos musicais, e chegar até aqui, para mim, já é uma grande conquista. Tenho ciência de que essa vai ser a mais difícil das classificações, mas quero mais. Se me esforçar e me preparar, acredito que tenho chance de dar mais alguns passos. A oportunidade está aí, agora preciso aproveitá-la”, frisa.

    Thaís enaltece o valor da cultura gaúcha e sua riqueza, tanto na campeira quanto na artística que tem muitas coisas a ensinar. “Mediante tamanha riqueza, quero ser coadjuvante dessa tradição, e para isso, preciso de uma casa que me acolha. E isso o CTG Querência do Arroio do Meio, ou melhor, as pessoas que ali estão, fazem por mim. Me acolhem, depois me incentivam, comemoram ou ficam tristes comigo, abrem portas que jamais imaginei abrir, que é o caso do Projeto Querência, Andança, Arte e Cultura. Penso que o mínimo que posso fazer é retribuir. E cá estou, assim como tantos outros que representam nossa entidade, nesse caso, por amor a música e à tradição, tentar trazer mais uma alegria à nossa casa”.

    Esta também não é a primeira vez que Cristine Vasconcellos participa do Enart. Em 1996 e 1997 particpou do evento por duas entidades de Santa Maria. Ela se classificou direto para a fase final deste ano, pelo fato das demais candidatas não aparecerem na fase regional.

    Para a grande final, Cristine pretende se dedicar com mais afinco ao instrumento na próxima semana, em busca da vitória. O título na categoria Violino será disputado com cerca de 15 candidatas.

    “Na minha categoria, os principais critérios avaliados são afinação, dificuldade do arranjo, postura e presença em palco”. Para ela, representar o CTG Querência do Arroio do Meio é sinônimo de satisfação e responsabilidade.

    O Enart é considerado pela Unesco como o maior festival de arte amadora da América Latina e o mais tradicional evento gaúcho de dança tradicionalista. Promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) é realizado em três etapas anuais: as regionais, as inter-regionais e a final. Centenas de competidores de todo o Estado participam do evento e milhares de espectadores, não só do Estado, como de outros estados e países prestigiam o evento e apreciam as tradições do povo gaúcho.

    Arroio do Meio
    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    João Batista Gasparotto: prefeito em dois municípios chegou aos 90

    27 de julho de 2025

    Educação inovadora, talentos em movimento

    11 de julho de 2025

    HOP! Turismo, nova marca promete contribuir com o mercado turístico de Arroio do Meio

    5 de julho de 2025

    Natal Iluminado da Girando Sol deve reunir mais de cinco mil pessoas no próximo dia 18

    10 de novembro de 2023
    Não perca

    Serviços Urbanos intensifica ações e melhorias no município

    12 de outubro de 2025

    O setor de Serviços Urbanos vem desenvolvendo uma série de ações em diferentes pontos do…

    Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

    11 de outubro de 2025

    Caminhada das Sombrinhas e Noite Rosa mobilizam comunidade pela prevenção ao câncer de mama

    10 de outubro de 2025

    Entrega da reforma da Secretaria de Educação marca mais uma etapa da reconstrução

    10 de outubro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Serviços Urbanos intensifica ações e melhorias no município

    12 de outubro de 2025

    Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

    11 de outubro de 2025

    Caminhada das Sombrinhas e Noite Rosa mobilizam comunidade pela prevenção ao câncer de mama

    10 de outubro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Serviços Urbanos intensifica ações e melhorias no município

    12 de outubro de 2025

    Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

    11 de outubro de 2025

    Caminhada das Sombrinhas e Noite Rosa mobilizam comunidade pela prevenção ao câncer de mama

    10 de outubro de 2025

    Entrega da reforma da Secretaria de Educação marca mais uma etapa da reconstrução

    10 de outubro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.