Com programações diferenciadas para toda a comunidade, o mês de novembro celebra o aniversário de 83 anos de Arroio do Meio, comemorado dia 28. A última semana foi marcada por competições esportivas, com a final do 8º Campeonato Municipal de Futsal, o XV Rodeio Crioulo Estadual de Arroio do Meio e SportFest, na quarta-feira. No domingo, 19, a Rua de Eventos sedia a IV Volksmania e II Oldmania, das 8h às 17h, um dia voltado para apaixonados por carros antigos.
A próxima semana será especial para o setor primário, com dois eventos realizados em dias consecutivos. Na quarta-feira, 22, ocorre a 1ª Feira Agrícola de Arroio do Meio, das 9h às 17h, na Subprefeitura de Forqueta e na quinta-feira, 23, o Seminário Regional sobre Agroindústria e Segurança Alimentar, das 8h às 17h, no CTG Querência do Arroio do Meio.
Na noite da quinta-feira, 23, ocorre a Celebração do Dia de Ação de Graças, a partir das 20h, na Rua de Eventos. Para a ocasião estão previstas bênçãos religiosas, recital da Escola de Música Josélia Ferla, apresentação de vídeo em homenagem ao município e música autoral de Wanderlei Xumby Theves, com participação do Vocal Nota Livre e demais artistas locais. A programação encerra com show da banda Lambretta.
Dois dias voltados para o setor primário
Os produtores de alimentos terão duas programações especialmente voltadas para o segmento: a 1ª Feira Agrícola de Arroio do Meio e o Seminário Regional sobre Agroindústria e Segurança Alimentar.
A 1ª Feira Agrícola se realiza das 9h às 17h na subprefeitura de Forqueta, numa realização da prefeitura por meio da secretaria de Agricultura, com apoio do Conar, Emater, Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social. São parceiros a Caixa Econômica Federal, o Sicredi, o Banrisul e o Banco do Brasil.
Além da exposição de máquinas e equipamentos agrícolas, o dia será composto por palestras sobre Agricultura de Precisão, Saúde do Homem, Impacto do uso de águas subterrâneas na agricultura moderna e nota fiscal eletrônica. Haverá também serviços de saúde, mateada, apresentação de pesquisa da Escola do Distrito, demonstração de regulagem de pulverizadores e sorteio de brindes entre os participantes.
Demais atrações da 1ª Feira Agrícola: manejo integrado de pragas/demonstração de regulagem de pulverizadores – Estação/emater; exposição de máquinas e equipamentos agrícolas; produtos coloniais do Caminhos de Forqueta; apresentação da pesquisa “Perfil da propriedade rural” da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arlindo Back.
Expositores: Tratorpeças Mário, Líder Tratores, Tritec Equipamentos, Samaq, Baron Silos e Secadores, Recapadora Hoff e Recapadora Recupel.
A programação segue na quinta-feira, 23, quando será realizado o Seminário Regional sobre Agroindústria e Segurança Alimentar, das 8h às 17h, no CTG Querência. Promovido pelo município, através da secretaria de Agricultura, o seminário é organizado pelo Serviço de Inspeção Municipal (Sim) e conta com apoio do Conar e da Emater.
No decorrer do dia estão programadas seis palestras, ministradas por médicos veterinários, engenheiro agrônomo, biomédica e promotor. Todas são focadas para a produção agroindustrial e a segurança alimentar.
As duas programações são gratuitas e abertas para quem desejar participar. Confira programação completa no quadro ao lado.
EVENTO
1ª Feira Agrícola de Arroio do Meio
LOCAL/HORÁRIO
Subprefeitura de Forqueta – Das 9h às 17h
DIA 22
9h – Abertura
10h – Palestra Agricultura de Precisão, com a mestre em Agricultura de Precisão Kelly Talini Veizerberg;
11h- Palestra Saúde do Homem;
12h – Intervalo para o almoço (será gratuito para produtores, num oferecimento dos parceiros e expositores)
14h – Palestra Impacto do uso de águas subterrâneas na agricultura moderna – Lógica Gestão Ambiental;
15h – Palestra Nota Fiscal Eletrônica, com a contadora Andréa Fucks;
17h – Encerramento.
EVENTO
Seminário Regional sobre agroindústria e segurança alimentar
LOCAL/HORÁRIO
CTG Querência do Arroio do Meio – Das 8h15min às 17h
DIA 23
8h15min – cadastramento;
8h45min – abertura
9h – palestra: Susaf Desafios e Conquistas, com o médico veterinário Diego Viedo Facin;
10h – palestra: Boas Práticas de Fabricação e Contaminação Cruzada com a médica veterinária Kelly Fernanda Campos José;
11h – Milk Break;
11h30min – palestras: Legislação para açougues e fiambrerias (Visa), com a médica veterinária Paula Luciana Kern e Programa Estadual da Agroindústria Familiar (Peaf), com o engenheiro agrônomo Alano Tonin;
12h30min – Almoço por adesão
14h – palestra: Doenças transmitidas por alimentos e sua relação com segurança alimentar, com a biomédica Susana Elias;
15h – palestra: Ações do Ministério Público no controle da segurança alimentar, com o promotor Fabrício Gustavo Allegretti;
16h – Questionamentos e encerramento.


