NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Rodada de domingo com jogos decisivos

      15 de novembro de 2025
      Recent

      Rodada de domingo com jogos decisivos

      15 de novembro de 2025

      SportFest 2025 é neste sábado no União

      14 de novembro de 2025

      Finais da Bocha para Veteranos nas canchas da Associação Central

      7 de novembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Veranistas de Linha Perau e Forqueta aguardam reparo em pinguela
    Geral

    Veranistas de Linha Perau e Forqueta aguardam reparo em pinguela

    adminBy admin17 de dezembro de 2017Nenhum comentário6 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    No verão, pontes, pinguelas, estivas e pontilhões viram uma atração para veranistas, pois são locais que aproximam as pessoas dos recursos hídricos, proporcionam vistas panorâmicas e uma brisa que ajuda a refrescar dias de calor intenso. Mas estes atrativos requerem uma atenção especial quanto à manutenção para garantir a segurança, especialmente em decorrência da ação climática durante as chuvas do inverno e primavera, e atenção e prudência por parte dos usuários.

    Na microrregião há uma diversidade de estruturas, tanto em espaços públicos quanto privados. Alguns são de uso comum da população, pois interligam pontos inacessíveis geograficamente, agilizando e encurtando deslocamentos de forma eficiente, tornando-se de bastante importância na rotina dos trabalhadores.

    Em Arroio do Meio, município banhado pelos arroios Grande, do Meio, Palmas, Jararaca e Forqueta e seus afluentes, além do rio Taquari, existem 19 pontilhões (estrutura com pranchões de madeira) em vias públicas. Geralmente a secretaria de Obras ou Agricultura visualiza a precariedade ou é notificada por moradores, e então solicita uma vistoria da equipe de engenharia da Secretaria do Planejamento, que projeta o reparo ou reconstrução. Até 2019 a meta é mapear todos os pontos, incluindo canalizações e pontes, com localização via satélite, para melhorar a eficiência na manutenção preventiva e obras. Alguns locais, como o antigo pontilhão da Estrada Geral Forqueta Baixa estão recebendo uma galeria, relevando o fluxo de transporte de cargas.

    Já a pinguela que liga o Camping do Erineu, no distrito de Forqueta, ao Camping do Germano, em Linha Perau, Marques de Souza, deve receber uma força tarefa com urgência. A reclamação de veranistas foi repercutida pelo vereador Marcelo Luís Schneider (PMDB/Arroio do Meio), na primeira sessão ordinária de dezembro.

    Conforme o secretário de Obras, Paulo Roberto Heck, um dos cabos de aço do pé de apoio afrouxou e precisa ser esticado. As manivelas estão situadas em Linha Perau, sendo que em Forqueta os cabos foram chumbados no rochedo da encosta do arroio. O serviço necessita do uso de maquinário, pois a estrutura da pinguela é pesada. “Estamos aguardando uma posição do novo secretário de Agricultura de Marques de Souza, Roberto Kremer, que ainda está se inteirando no cargo. Se eles não conseguirem nos auxiliar, vamos fazer por conta, e futuras manutenções terão de ser feitas pelo município vizinho. Não podemos deixar a situação como está. Ao longo dos últimos anos Arroio do Meio sempre fornecia o material e Marques de Souza com sua equipe especializada realizava as manutenções”, repercutiu.

    A outra pinguela pública de Arroio do Meio está situada nas imediações da Igreja de Pedra, também em Forqueta e dá acesso a localidades situadas na estrada geral paralela a BR-386. Em ambas a travessia com motocicleta é proibida, mas há condutores que desrespeitam a orientação e a fiscalização é deficiente. Já houve acidentes e veículos que despencaram para o leito do Forqueta. Já em Picada Arroio do Meio, a construção de corrimões na ponte da Estrada Geral já foi solicitada à engenharia da secretaria do Planejamento.

    Cultura e mobilidade urbana

    Travesseiro talvez seja o município onde as travessias a arroios e afluentes tenha a maior importância cultural e estratégica na mobilidade urbana. “Por isso todas as estruturas estão em condições satisfatórias”, revela o secretário de Obras, Paulo Cezar Ahne, que também passa pelas travessias mais de seis vezes por dia. Na Sede há pinguelas em duas das três estivas – uma situada na antiga sede do Juventude e outra que liga a Av. 20 de Março a rua Daniel Ahne, bastante utilizada pelos trabalhadores na rotina e liberadas para o fluxo de motocicletas – além de uma que dá acesso a uma residência em São Miguel, e outra que liga a localidade de Três Saltos (Comercial Rockenbach) à Linha Bastos/BR-386, Marques de Souza (antigo Camping Palm Hepp), onde motos são proibidas.

    E ao contrário de Arroio do Meio, que tem pontilhões de madeira inclusive no Centro, Travesseiro substituiu todos por pontes de concreto, com exceção de uma propriedade em Barra do Fão.

    A aposentada Adiles Both, moradora da Sede, e faxineira em Arroio do Meio, usa a pinguela regularmente há 18 anos para ir da área residencial para a área comercial, industrial e de serviços da cidade. Sem a pinguela, cada deslocamento a pé levaria 25 minutos e 2km a mais, só na ida. “Ainda bem que a refizeram após a enxurrada de janeiro de 2010. Todos os trabalhadores usam as pinguelas que além de usuais, proporcionam uma bela paisagem na rotina”, reitera.

    Em Forquetinha as pinguelas também fazem parte da rotina. Estão situadas desde Arroio Alegre, Bauereck e Vila Storck em direção ao Centro, interligando localidades, áreas públicas e privadas. O único pontilhão da cidade está situado no Centro, que foi construído pela Defesa Civil após a enxurrada de 2010.

    As duas estivas construídas entre 2006 e 2007, foram desativadas. Em uma delas parte do concreto foi levado pelas águas e na outro o leito do arroio mudou de lugar.

    Investimentos em segurança

    O secretário de Obras de Pouso Novo, Marcelo Passaia, projeta a construção de 16 degraus e corrimões na pinguela de Forqueta Alta que dá acesso a Coqueiro Baixo. A medida é para melhorar a segurança. Outra pinguela liga a comunidade de Canhada Funda e Bela Vista do Fão, que recentemente passou por manutenção e é possível realizar a travessia com moto. Já no interior todos os pontilhões em Canhada Funda, Dudulha, Barra da Dudulha, Passo do Fão à Progresso, receberam estrutura com tubos e concreto armado.

    Em Capitão a maioria das estruturas suspensas está em propriedades particulares, com exceção dos dois pontilhões que dão acesso à Gruta Nossa Senhora de Lourdes, sendo que um recebeu bueiro de um metro e meio recentemente. O secretário de Obras, Leucir Fachini, explica que a geografia do município na parte alta, não exige tantas intervenções estruturais.

    VISTORIA DEVE OCORRER AINDA HOJE

    O coordenador da secretaria de Agricultura de Marques de Souza, Roberto Kremer, afirma que o servidor especializado na manutenção de pinguelas pretende realizar uma vistoria ainda hoje em Linha Perau, na presença do secretário de Obras de Arroio do Meio, Paulo Roberto Heck, para uma posterior solução. O município ainda possui três pinguelas em Tamanduá (no Centro Ecológico Pedra D’Mim, na Olaria Rabaioli e nas imediações da propriedade Rose Daime), em Bela Vista do Fão (em direção a Canhada Funda, Pouso Novo), e outras duas sobre o arroio Forqueta (Palmm Hepp em Linha Bastos, e na propriedade de Ary Simonis, em Linha Perau), todas em boas condições. As estivas estão situadas em Picada Flor e Tamanduá (Olaria Rabaioli), em boas condições de acesso. Não há pontilhões de madeira.

    Arroio do Meio Marques de Souza Pouso Novo Travesseiro
    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    Propostas do novo Plano Diretor geram divergências durante audiência pública

    16 de novembro de 2025
    Não perca

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    O título de Melhor Fornecedor de Limpeza do RS no Carrinho Agas é mais uma…

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    Propostas do novo Plano Diretor geram divergências durante audiência pública

    16 de novembro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    Propostas do novo Plano Diretor geram divergências durante audiência pública

    16 de novembro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.