NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Rodada de domingo com jogos decisivos

      15 de novembro de 2025
      Recent

      Rodada de domingo com jogos decisivos

      15 de novembro de 2025

      SportFest 2025 é neste sábado no União

      14 de novembro de 2025

      Finais da Bocha para Veteranos nas canchas da Associação Central

      7 de novembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » STF julga pedido de habeas corpus de Lula na quarta-feira
    Política

    STF julga pedido de habeas corpus de Lula na quarta-feira

    adminBy admin30 de março de 2018Nenhum comentário4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    A Oitava Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) decidiu em Porto Alegre na segunda-feira, dia 26, por 3 votos a 0, rejeitar o último recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na segunda instância da Justiça Federal. Em janeiro ele foi condenado a 12 anos e um mês de reclusão no caso do tríplex.

    Agora a prisão passa a depender do julgamento do pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) em 4 de abril, próxima quarta-feira. A tendência é de que seja ordenada imediatamente pelo juiz Sergio Moro. Caso contrário, poderá esperar em liberdade o julgamento pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que costuma ser lento. E mesmo com Lula preso, a defesa ainda pode apresentar habeas corpus junto ao STJ ou ao STF, pedindo sua libertação imediata .

    Lula também poderia se beneficiar de um outro julgamento: os ministros do STF devem rediscutir, em breve, se cabe prisão após condenação em segunda instância. Esse é o entendimento atual, mas os ministros podem mudar de opinião.

    Candidatura

    Em tese, Lula não pode ser candidato à Presidência da República porque está impedido pela Lei da Ficha Limpa. Ela veta candidaturas de políticos condenados por um órgão colegiado. Mesmo assim, ele pode solicitar o registro de candidatura, a ser formalizado até 15 de agosto. Caso isso ocorra, Lula estará autorizado a realizar atos de campanha até a decisão definitiva sobre o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A candidatura dele, então, pode ser cassada a qualquer momento. O PT teria, então, até 17 de setembro (20 dias antes da eleição) para substituir o candidato. Mesmo pouco provável, Lula pode ainda se eleger antes de um veredito do TSE. Com isso, talvez fosse impedido de assumir o cargo – tudo depende de quando o TSE se manifestar.

    Um país de analfabetos políticos

    O vigilante Genésio Gerhardt, 60 anos, morador de Bela Vista, não acredita na prisão de Lula pelo que tem sinalizado o STF. “Lula é um líder comparado a Jesus Cristo. Ajudou os pobres nas causas sociais como o direito à casa própria. As provas e o enriquecimento ilícito são questionáveis, pois o acesso transparente aos dados ainda é muito recente e interpretativo […] muito é culpa do analfabetismo político da população. Há meses antes das eleições a escalação da Seleção Brasileira e de times do coração está mais presente do que o interesse em escolher os nomes que vão governar o país daqui para frente”, argumenta.

    Nome é um dos mais fortes para o pleito

    O auxiliar administrativo Gilberto Gerhard, 44 anos, é favorável a prisão em decorrência dos excessos de desvios de recursos públicos. No entanto, sabe que dependendo da interpretação da Justiça, Lula poderá ser candidato e tem grandes chances de ser eleito, pois é insistente e inconsequente, o que pode ser um trunfo diante da falta de nomes e líderes preparados para governar o país.

    Poderosos dificilmente são presos no Brasil

    O vendedor e DJ Vagner Dill, 27 anos, morador de Travesseiro, lamenta o fato da grande mídia ocultar a rejeição do ex-presidente em sua vinda ao RS e destacar uma suposta falsa aclamação ao petista. “Mostraram pouco a roubalheira. Ele merece ser preso, mas não vai ser preso, como todos os outros poderosos que se safaram, algo vai ser feito. Infelizmente o preço da corrupção que desviou bilhões de reais está novamente sendo pago pelos trabalhadores. O dinheiro público é pouco valorizado e mal investido, tanto é que nossas obras, saúde e educação são precárias”, dimensiona.

    Tendências são de habeas corpus e impugnação da candidatura

    De acordo com o promotor Paulo Estevam Araújo a defesa do ex-presidente está se valendo de recursos previstos em lei, sem irregularidades apesar de parecer imoral. A condenação em segundo grau é vista como única forma de prisão já que a aceitação do pedido de habeas corpus abre precedentes para outros nove réus da Operação Lava Jato. O que é extremamente negativo, pois representa o começo do fim da operação e a impunidade garantida para quem tem dinheiro para pagar manobras judiciais, justificando o lema de que cadeia é só para pobres. O promotor ressalta que há uma tendência de deferimento do pedido de habeas corpus, porém, dificilmente Lula conseguirá se candidatar. “Pelas jurisprudências a candidatura será impugnada pelo TSE, mas cabe recurso ao Supremo”.

    Brasil
    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    Arroio do Meio solicita apoio do Estado para recuperação de rodovias afetadas por enchentes

    23 de agosto de 2025

    Análise dos impactos do tarifaço na economia do Vale do Taquari e no País

    2 de agosto de 2025

    Diego Heineck: buscar novos mercados em outros países e vendas internas dependem de negociações que podem demorar

    2 de agosto de 2025

    BRASIL INSTÁVEL

    11 de julho de 2025
    Não perca

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    O título de Melhor Fornecedor de Limpeza do RS no Carrinho Agas é mais uma…

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    Propostas do novo Plano Diretor geram divergências durante audiência pública

    16 de novembro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    Propostas do novo Plano Diretor geram divergências durante audiência pública

    16 de novembro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.