A obra que viabiliza a ampliação da Educação Infantil em Turno Integral do bairro Aimoré, Arroio do Meio, foi entregue à comunidade escolar na noite da terça-feira, 2, em evento festivo que marcou os 35 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Beda Körbes. A ampliação de 146,56m² contempla novas salas de aula, piso polido no pátio e reforma dos banheiros para melhor atender os alunos de quatro e cinco anos. O investimento superior a R$ 220, mil foi realizado com recursos do Município. A Escola é atualmente a maior da rede municipal, com cerca de 400 alunos matriculados, dos quais, 38 são na Educação Infantil.
A noite festiva, que culminou com o descerramento da fita do novo espaço ampliado, contou com a presença da filha de João Beda Körbes, que doou o terreno onde foi construída a primeira parte da escola no início da década de 1980. Com grande representatividade da comunidade escolar e autoridades, a secretária de Educação e Cultura, Mara Betina Forneck, conduziu a cerimônia e afirmou que o investimento no novo espaço permite “ampliar vagas da Educação Infantil com conforto e segurança, atendendo as especificidades desta faixa etária”, além de abrir novas vagas na etapa creche da Escola Comunitária de Educação Infantil do bairro.
Em sua manifestação, a presidente do Círculo de Pais e Mestres, Adriana Grebin, agradeceu à Administração Municipal pela preocupação com a qualidade das escolas e ao CPM pelo “trabalho de formiguinha que muito representa para estes avanços”. A diretora Andrea Cristine Haupt, recordou a história de 35 anos de atividades e o trabalho realizado por todas diretoras e professoras que atuaram nesse período. “Conquistas se concretizam com cooperação e trabalho em equipe”, enalteceu. “Aqui nós sonhamos juntos e os sonhos se tornam realidade”, concluiu. A presidente da Câmara de Vereadores, Adiles Meyer, parabenizou toda a comunidade escolar pela conquista. “A Escola é uma extensão da comunidade, um pedacinho de cada um de vocês”.
Na sequência, a prefeita em exercício, Eluise Hammes, exaltou o trabalho realizado pelos professores nas escolas do Município. “A essência da educação acontece em sala de aula. O grande desafio que nós temos é que nossos filhos e alunos sintam-se parte desta história comunitária, com sentimento de pertencimento e participação”, salientou. “Hoje comemoramos a ampliação do tempo integral para as nossas crianças”, vibrou.
A cerimônia seguiu com a criação de uma Cápsula do Tempo, onde foram depositadas cartas de representantes de alunos e professores, com previsão para ser aberta em 2034, quando a Escola completar 50 anos. Após homenagem às antigas diretoras, a comunidade escolar se voltou para a visitação ao novo espaço ampliado.