O comércio é um dos pilares da economia arroio-meense. Em 2018 teve participação de 17,21% na composição do Valor Adicionado municipal. Além disso, é um segmento que gera muitos empregos e movimenta a economia. A poucos dias da Páscoa, os comerciantes já preparam suas lojas com produtos e promoções para melhor atender ao consumidor.
A presidente da CDL de Arroio do Meio, a lojista Leonisia Kunzler, reforça a importância de valorizar e comprar no comércio local, o que promove o desenvolvimento do município, contribuindo para o aumento de novos postos de trabalho, recolhendo impostos municipais e gerando mais investimentos em diversas áreas. “Assim como os empreendedores que acreditaram e continuam acreditando no potencial de nossa cidade, nós devemos fazer a nossa parte e ter consciência de que o consumo em nossa cidade, só nos traz benefícios, pois estamos investindo na valorização de nossos bens, e isso é um ciclo. Quanto mais você consome e utiliza os recursos de seu próprio município, mais ele se desenvolve, incentivando o comércio local e aumentando a oferta de vagas de trabalho na cidade, melhorando nossa qualidade de vida”, pontua.
Conforme Leonisia, é como se fosse uma troca, entre consumidores e comércio. Os consumidores mostram suas expectativas, enquanto o comércio, a partir delas, oferece as melhores opções de acordo com cada necessidade. “As opções são diversas e vale a pena darmos prioridade ao comércio local. Desta forma a cidade ganha com arrecadação de impostos, os empresários ganham com o aumento nas vendas e os consumidores, a sociedade no geral, ganham por estar ajudando na geração de emprego e renda”.
Vendas de Páscoa
Sobre as vendas de Páscoa, a presidente da CDL explica que os itens mais procurados são os chocolates, em especial os ovos. No entanto, muitos consumidores também compram presentes que contemplam os segmentos de confecções e calçados, devido à nova coleção outono/inverno, perfumaria, bazar, ótica e eletroeletrônicos.