O dia de hoje está sendo reservado para intensos movimentos de protestos em todo o Rio Grande do Sul, organizados pelas entidades sindicais de diferentes categorias profissionais, com o foco principal nas Reformas da Previdência.
A classe dos Trabalhadores Rurais se engaja nas mobilizações a partir de motivações de parte dos dirigentes sindicais, convocando não só os agricultores, mas também os funcionários dos Sindicatos, de forma que não haverá atendimento ou expediente nas sedes das entidades neste dia.
A apreensão dos trabalhadores cresce na medida em que existe a possibilidade de as propostas de mudanças nas regras da Previdência Social serem encaminhadas para votações no Congresso Nacional já nas próximas semanas.
Para os agricultores é uma questão de honra defender a manutenção das atuais regras, tanto no que se refere aos limites de idade, quanto à forma de contribuição “indireta”, ou seja, através dos registros de venda da produção, nos respectivos Talões de Produtor.
Já para todos os demais trabalhadores “urbanos”, a luta é contra a possibilidade de perderem direitos adquiridos, principalmente de parte dos que têm anos de contribuições e estão próximos de conquistarem a sua aposentadoria.
AMVAT NO PROCON
Ontem, quinta-feira, líderes municipais que integram a Associação dos Municípios do Vale do Alto Taquari – AMVAT, tiveram um encontro no PROCON-RS, buscando apoio para assegurar direitos dos consumidores de serviços de telefonia e internet, em toda a região.
A entidade representativa dos Municípios tem estudos que indicam que 90% dos consumidores consideram como péssimo, ruim e regular o serviço de telefone, principalmente o móvel. E 80% da população regional considera péssimo, ruim e razoável as condições em que é oferecido o serviço de internet.
A cobrança e a exigência da região é de ter um atendimento qualificado nessas importantes áreas. Há queixas de que as concessionárias estariam se mostrando indiferentes aos clamores, principalmente diante da ausência de investimentos em projetos de ampliação e de melhoria dos sinais. Pois parece inexistirem critérios para a concessão de linhas, sem definições de capacidade das antenas de retransmissão.
E por falar em capacidade das antenas, em Países mais desenvolvidos existem limites de linhas de telefones para cada estrutura. No Brasil, não há essa preocupação.
No encontro no PROCON foi lembrada a implantação da Nota Fiscal Eletrônica, de parte do Estado, para todos os produtores rurais, sem que se possa contar com as condições mínimas que essa tecnologia exige, o que resulta em prejuízos, de uma forma geral. Temos muitas regiões e muitas localidades nesta região, onde o sinal da internet não chega.
ANÚNCIO DO PLANO SAFRA 2019-2020.
O que estava previsto para acontecer no dia 12, vai ocorrer na próxima terça-feira, dia 18, ou seja, o anúncio do Plano Safra para o próximo ano agrícola. A partir da aprovação de um crédito suplementar pela Câmara dos Deputados, o governo federal consegue remanejar recursos e atender as demandas.