O Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Arroio do Meio recebeu nesta semana uma boa notícia. A aprovação das duas primeiras aposentadorias encaminhadas pelo STR por meio do INSS Digital. Estas foram encaminhadas nos dias 30 de julho e 12 de agosto, sendo concedidas na quinta-feira, dia 14. Tiveram a aposentadoria concedida, duas trabalhadoras rurais, uma de Forqueta Baixa e a outra de Linha 32.
Desde julho o sindicato vem fazendo encaminhamentos pelo INSS Digital, seja de aposentadorias ou outros benefícios que contemplem os agricultores, como o auxílio doença. O presidente do STR, Astor Klaus, comemora o deferimento das duas aposentadorias e diz que isso sinaliza que os encaminhamentos estão de acordo, resultado do bom serviço prestado pela equipe da entidade sindical. O serviço é prestado tanto para associados, como para não sócios.
Klaus informa que, em virtude do grande número de encaminhamentos, e por ser digital, muitos processos de aposentadoria estão sendo analisados em outros estados, o que interfere no entendimento da documentação. Por isso, algumas aposentadorias vêm sendo indeferidas. Nesses casos, a equipe do STR tem recorrido da decisão do INSS. Ele também destaca que as regras para aposentadoria dos trabalhadores rurais continuam iguais, pois a mobilização da categoria contribuiu para que não entrassem na Reforma da Previdência. “Mais uma vez conseguimos mostrar a força do movimento sindical. A mobilização traz conquistas”, aponta.
Assembleia – Na próxima quarta-feira o STR terá assembleia, no salão de festas do Salão Paroquial, a partir das 13h30min. De manhã ocorre reunião da diretoria e do conselho deliberativo.