NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Evento destaca o papel das lideranças no desenvolvimento das comunidades arroio-meenses

    20 de outubro de 2025

    IBGE fará pesquisa sobre impactos das enchentes de 2024

    19 de outubro de 2025

    Arno e Jaci Schmitt: é bom viver na simplicidade e em meio à natureza

    19 de outubro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

      11 de outubro de 2025
      Recent

      Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

      11 de outubro de 2025

      Salão Paroquial sedia rodada final do futsal de Arroio do Meio

      26 de setembro de 2025

      Luana Meyer Kramer é campeã e melhor jogadora do Festival Voley de las Sierras

      13 de setembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Sob nova presidência, Codevat terá foco no turismo da região
    Geral

    Sob nova presidência, Codevat terá foco no turismo da região

    adminBy admin15 de janeiro de 2021Nenhum comentário6 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    O advogado Luciano José Moresco, 47 anos, de Encantado, é o novo nome à frente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat). A eleição ocorreu no fim do ano passado e ele assume no lugar da economista Cíntia Agostini. O mandato iniciado neste mês, vai até março de 2023.

    O Codevat, ao longo dos últimos anos, tem participado ativamente de assuntos de grande interesse regional, destacando as questões que envolvem a concessão de rodovias que cortam a região, especialmente a BR-386 (já efetivada), e ERS-129 e 130, que passarão para os estudos e processos de concessão no próximo período. Segundo o novo presidente, estão na pauta permanente do Codevat as questões de melhorias nos sistemas de fornecimento de energia, sinal de celular, entre outras.

    “Uma das bandeiras que deverão pautar ações do Codevat está relacionada ao turismo, considerando os grandes investimentos na região, com destaque para o Trem dos Vales e a construção do Cristo Protetor, em Encantado, que tem despertado interesses, não só para quem quer visitá-lo, mas para investidores. O Codevat compreende uma das regiões mais bonitas do estado e esses novos investimentos em turismo se somam a outros já existentes, com destaque para o Caminho da Erva-mate e o Caminho dos Moinhos. Ou seja, há um grande potencial econômico que se apresenta e temos que trabalhar todas variáveis para colher os melhores frutos disso”, explica Moresco.

    Conforme ele, o Codevat tem coordenado, com muito êxito, o processo da Consulta Popular, que está vinculado ao Governo do Estado, discutindo prioridades regionais de investimentos. Ressalta que tem se observado ao longo dos últimos anos, uma menor participação das comunidades nesse processo, o que se explica comparando que, há 10 anos, a região debatia o destino de mais de R$ 6 milhões para ações regionais prioritárias e, neste ano, o valor disponibilizado pelo Estado foi de R$ 600 mil, tendo sido eleita como prioridade de investimentos a demanda de estruturação do turismo rural no Vale do Taquari, a partir das agroindústrias familiares.

    “Assumir o Codevat, sem dúvida, é um grande desafio, que fica ainda maior na medida em que será a primeira vez que o conselho será conduzido por um representante da região alta do Vale do Taquari. O objetivo é fazer com que todos os municípios que compõem a região de abrangência se sintam representados e estimulados a participar ativamente das discussões e na busca de solução para nossas demandas regionais”, conta.

    Quanto à pandemia, Moresco avalia que os seus efeitos negativos foram, sim, sentidos no Vale do Taquari, como não poderia ser diferente num mundo de economia globalizada. “Acredito que os efeitos tenham sido um pouco menores em nossa região se compararmos com outras, pois como uma de nossas principais características econômicas está vinculada à produção de alimentos, mesmo na pandemia, abre-se mão de algumas coisas, mas não de comer. O próprio auxilio emergencial do governo suavizou um pouco o flagelo das famílias mais vulneráveis no período mais crítico, sendo que a maior parte desse valor foi usada para consumo básico, especialmente alimentos”, diz.

    Amplo currículo de experiência

    Formado pela Unisinos e pós-graduado em Direito Tributário pela FGV, Moresco foi indicado à presidência pela CIC Regional Vale do Taquari. A diretoria executiva do Codevat é formada por representantes da CIC/VT, Univates, Amvat, Avat, STR/ Fetag e Amturvales, além de outras instituições que integram o conselho fiscal e o conselho das entidades, com ampla participação regional.

    Advogado há 25 anos, com experiência como assessor de câmara de vereadores e prefeituras, de 2009 a 2012, o novo presidente do Codevat traz em seu currículo também a experiência de ter sido secretário de administração e, de 2013 a 2020, vereador em Encantado. Ainda, de janeiro a agosto de 2017, foi secretário da gestão financeira de seu município e presidiu, de 2013 a 2015, o Conselho Regional dos Representantes das Rodovias Pedagiadas (Corepe).

    Confira mais da entrevista:

    AT – Como avalia o impacto da pandemia no Vale, em termos de geração de emprego e renda? Há ações que a região possa fazer para amenizar isso?

    Luciano José Moresco – O Vale do Taquari, por sua dinamicidade econômica, reage melhor às diversas crises econômicas. Essa crise, decorrente de uma crise de saúde pública não foi diferente. O Vale possui atuação em diversos elos de diferentes cadeias produtivas, mais fortemente no agronegócio. Os alimentos – itens básicos na vida das pessoas – continuaram sendo adquiridos e produzidos, em ritmo menor, mas sem impactos significativos como os setores de eventos, entretenimento, lazer, turismo e até mesmo, confecção e calçados, entre outros. Assim, a economia do Vale reagiu mais rapidamente que a economia estadual e nacional, já tendo balança dos empregos equilibrada ao final do ano. Isso não invalida o fato de termos pessoas desempregadas e pessoas trabalhando na informalidade. Como todos, o Vale está passando pela crise, mas reagindo melhor e isso ameniza os impactos econômicos gerados pela crise de saúde pública. Tratando de ações, além de contribuir para o fortalecimento de negócios tradicionais, é fundamental estimular processos, negócios, produtos e serviços inovadores, que deem conta da inserção mais qualificada dos negócios regionais, tanto no mercado nacional como internacional.

    AT – Muitos setores têm enfrentado a escassez de matéria prima. Como vê o impacto disso na economia regional?

    Luciano José Moresco – Como tantos outros setores, também no Vale somos impactados com a falta de matéria prima e isso encarece os produtos e serviços entregues para a sociedade. Invariavelmente isso vai acontecer com todos os setores e negócios e já está tornando o custo de vida da população mais caro. No entanto, além de uma boa programação dos negócios, para minimizar os impactos de aquisições e produção, não há um impacto diferente no Vale, daquele que acontece em todo o Brasil.

    AT – 2020 foi um ano atípico, de muitas mudanças e também avanços. Quais os aprendizados que a pandemia trouxe para os mais variados setores?

    Luciano José Moresco – Todos os setores perceberam que a inovação é uma alteração para pequenos, médios e grandes negócios. Inovar em pequenos aspectos, processos, produtos ou serviços, manteve vários negócios ativos nesse período.

    AT – O agronegócio é um dos principais geradores de renda e empregos no Vale do Taquari. Que projeções podem ser feitas para este ano que se inicia?

    Luciano José Moresco – O agronegócio foi quem manteve o Brasil, o RS e o Vale durante muitos anos. Esse setor continuará sendo aquele que mantém um bom crescimento da economia brasileira, no entanto, o período de estiagem que se avizinha preocupa muito e os impactos já estão sendo sentidos na produção e nos custos dos produtos. Políticas públicas municipais, estaduais e federais, que minimizem o impacto da estiagem são fundamentais para que o agronegócio continue resultando positivamente para a economia brasileira.

    Luciano José Moresco, novo presidente do Codevat
    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    Evento destaca o papel das lideranças no desenvolvimento das comunidades arroio-meenses

    20 de outubro de 2025

    IBGE fará pesquisa sobre impactos das enchentes de 2024

    19 de outubro de 2025

    Arroio do Meio terá Centro de Referência de Atendimento à Mulher

    18 de outubro de 2025

    Marques de Souza alcança a melhor avaliação regional no índice de cidades sustentáveis

    13 de outubro de 2025
    Não perca

    Evento destaca o papel das lideranças no desenvolvimento das comunidades arroio-meenses

    20 de outubro de 2025

    As lideranças comunitárias e representantes de entidades de Arroio do Meio serão homenageadas nessa segunda-feira,…

    IBGE fará pesquisa sobre impactos das enchentes de 2024

    19 de outubro de 2025

    Arno e Jaci Schmitt: é bom viver na simplicidade e em meio à natureza

    19 de outubro de 2025

    Arroio do Meio terá Centro de Referência de Atendimento à Mulher

    18 de outubro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Evento destaca o papel das lideranças no desenvolvimento das comunidades arroio-meenses

    20 de outubro de 2025

    IBGE fará pesquisa sobre impactos das enchentes de 2024

    19 de outubro de 2025

    Arno e Jaci Schmitt: é bom viver na simplicidade e em meio à natureza

    19 de outubro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Evento destaca o papel das lideranças no desenvolvimento das comunidades arroio-meenses

    20 de outubro de 2025

    IBGE fará pesquisa sobre impactos das enchentes de 2024

    19 de outubro de 2025

    Arno e Jaci Schmitt: é bom viver na simplicidade e em meio à natureza

    19 de outubro de 2025

    Arroio do Meio terá Centro de Referência de Atendimento à Mulher

    18 de outubro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.