Nas escolas estaduais, as aulas iniciam no dia 8 de março, de forma presencial e com revezamento, para garantir a segurança de alunos, professores e funcionários. Os horários também serão reduzidos nos turnos, possibilitando que as salas sejam higienizadas corretamente.
“O ano de 2020 nos trouxe grandes desafios na área da Educação, principalmente no que diz respeito ao ato de ensinar, pois foi necessário implantar estratégias para a efetivação de um atendimento remoto que garantisse a continuidade do processo educativo aos nossos educandos, considerando as diferentes realidades de aprendizagem e de acesso”, explica a titular da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Cássia Cristina Procat Benini. Através de ações, formações pedagógicas e documentos norteadores, a rede foi migrando da forma presencial para a forma virtual e consolidando o Ensino Híbrido. O ano letivo foi encerrado na última sexta, dia 29.
A coordenadora salienta que, neste momento, além dos encaminhamentos para o término do ano letivo, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) está traçando ações para 2021 com olhar atento para a recuperação da aprendizagem, para aqueles educandos que progredirem para o ano subsequente, para que tenham a oportunidade de retomar as habilidades essenciais e sanar as dificuldades impostas pelas adversidades pessoais, familiares e educacionais de 2020. “O grande desafio será retomar as aprendizagens essenciais, garantir o acesso e equidade destas a todos os educandos, baseado no compromisso de ensinar e aprender. Para tal, também está contemplado, para o início do ano letivo, a Avaliação Diagnóstica, na qual servirá para que os professores elaborem estratégias pedagógicas para superar as dificuldades apresentadas”, detalha.
A proposta do calendário estadual sugerida pela Seduc, prevê o início do ano letivo de forma presencial e escalonada, respeitando todos os protocolos sanitários estabelecidos em portaria conjunta, publicada no ano passado. As turmas serão divididas e os alunos terão aulas em revezamento. As escolas terão, presencialmente, ao mesmo tempo, no máximo 50% dos estudantes. O revezamento poderá ser realizado com grupos alternados diariamente ou semanalmente. Para este ano, o Conselho Nacional de Educação (CNE) e o Conselho Estadual de Educação (Ceed) preveem a continuidade da normatização do Ensino Híbrido. “As escolas terão liberdade de adequar a sua necessidade e estrutura física quanto à organização do retorno presencial”, garante Cássia.
A portaria conjunta SES/Seduc/RS (educacao.rs.gov.br/protocolos-sanitarios-aulas-presenciais), prevê que os horários serão reduzidos para três horas por turno, pois os educandários necessitam ser higienizados a cada troca dos turnos. As escolas organizarão seus horários de início e término para não haver aglomeração. “Importante que os pais ou responsáveis pelos alunos orientem quanto ao uso constante do álcool em gel, obrigatoriedade no uso das máscaras faciais e, principalmente, os ajudem na organização de mais de uma máscara devidamente higienizada e acondicionada em um saco plástico, dentro das mochilas, para a troca ou eventual perda. Que auxiliem também na troca diária das roupas, que orientem para não se abraçarem evitando aglomerações quando se reencontrarem, pois, juntos professores e alunos manterão o ambiente escolar limpo e saudável para todos”, encerra Cássia.
O retorno presencial prevê a seguinte organização das datas:
• 8/03 – Retorno dos estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), por meio do Modelo Híbrido de Ensino, utilizando a Plataforma Google for Education;
• 11/03 – Retorno dos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) por meio do Modelo Híbrido de Ensino, utilizando a Plataforma Google for Education;
• 15/03 – Retorno dos estudantes do Ensino Médio e Técnico, por meio do Modelo Híbrido de Ensino, utilizando a Plataforma Google for Education.
• Julho/agosto – Recesso escolar, de 26/07 a 03/08.
• Dezembro – Encerramento do ano letivo (15/12/2021).
*Estes dados estão publicados na portaria SEDUC/RS DE 29/01