O Campeonato Gaúcho de 2021, promovido pela Federação Gaúcha de Futebol, realizou na noite de sábado a última rodada da primeira fase. Além de definir as quatro equipes classificadas para a fase semifinal, Grêmio, Inter, Juventude e Caxias, a rodada definiu o Pelotas e o Esportivo de Bento Gonçalves como os dois clubes rebaixados para a Divisão de Acesso de 2022.
O Grêmio jogou pela última rodada em Erechim diante do Ypiranga. A partida terminou com placar de 3 x 2 para o tricolor gols marcados por Diego Souza, Léo Pereira e Vanderson, todos no primeiro tempo, quando o time abriu vantagem de 3 x 0. O Ypiranga reagiu no segundo tempo, quando descontou em duas oportunidades. O Inter encerrou a fase jogando em Porto Alegre com o Esportivo. A partida terminou com placar de 5 x 0 para o Inter com gols de Zé Gabriel, Nonato, Yuri Alberto, Dourado e Rodinei.
A fase semifinal vai reunir Inter e Juventude com o primeiro jogo domingo, dia 2, às 16h, em Bento Gonçalves e a partida da volta no sábado, dia 8, às 19h, em Porto Alegre. A outra semifinal reúne Grêmio x Caxias. A partida de ida acontece domingo, dia 2, às 19h, em Caxias do Sul e a partida de volta no domingo, dia 9, às 16h, em Porto Alegre.