A secretaria da Saúde de Capitão apresentou, na última semana, um relatório de atendimentos, exames, procedimentos e cirurgias realizadas nos primeiros quatro meses de 2021. Somente em consultas médicas o número de atendimentos na Unidade Básica de Saúde foi de 2,4 mil atendimentos. Outras 609 consultas foram realizadas com especialistas de fora do município.
Na opinião do secretário da Saúde, Esmael Gerhardt, a pandemia atrapalhou uma sequência nos atendimentos, pois muitos serviços tiveram de ser paralisados e remarcados, além da necessidade de toda a equipe médica acompanhar os casos covid-19 e agilizar o processo de imunização. “Mesmo assim, buscamos atender a toda a demanda, disponibilizar consultas e cirurgias de urgência, respeitando as recomendações do Ministério da Saúde e Governo Estadual”.
Além dos atendimentos de rotina, a secretaria também encaminhou 22 cirurgias eletivas, 188 ecografias, 12 partos e cesárias, 27 ressonâncias, 63 tomografias e a confecção de próteses dentárias que beneficiou 71 pacientes.