A Ecei Raio de Sol, do bairro São Caetano, Arroio do Meio, tem proporcionado momentos significativos às crianças, educadoras, equipe de apoio, familiares e comunidade escolar. Considerando o cenário de pandemia e respeitando os protocolos de saúde e segurança, o atendimento das crianças matriculadas é de 50% no turno da manhã e 50% no turno da tarde. Mensalmente, são realizadas reuniões pedagógicas para planejar, organizar e avaliar o trabalho e as ações realizadas. O plano de ação está embasado no Projeto Semearte, que será desenvolvido no período de 2021 a 2024, com quatro Eixos Temáticos. A primeira atividade, que marcou o lançamento desse projeto foi o plantio de uma muda de hibisco no pátio da escola, flor símbolo do município.
A Ecei também lançou o Projeto Tampinha Legal, que se estenderá durante todo o ano e tem como objetivo conscientizar e mobilizar toda a comunidade e famílias a dar um destino correto aos resíduos de plástico, contribuindo com a sustentabilidade.
Entre as demais atividades que neste ano fizeram parte do calendário da escola, nos meses de maio e junho foram realizados encontros que envolveram as famílias e todo o grupo de funcionários da Instituição, além de melhorias na infraestrutura da Ecei.
No dia 7 de maio foi promovido o drive thru em homenagem ao Dia das Mães, com a entrega de uma lembrança e bandejas com comes produzidos pela cozinheira Cláudia Schultz Hendges e auxiliar Scheila dos Santos Vettorazzi. Neste dia, houve o envolvimento de praticamente todas as famílias. Ainda no mês de maio, a Ecei recebeu a notícia de que a Cooperativa Dália Alimentos, através do Programa Criança Dália, realizará a reforma do toldo de acesso à escola. Esta notícia contagiou a todos.
Neste mês, dia 12 de junho, foi realizado novo drive thru, com o objetivo de arrecadar fundos para auxiliar nas despesas e futuras aquisições necessárias. A quantidade da venda de pizzas foi muito positiva e direção e funcionários ficaram muito felizes com a colaboração de todos.
“Além disso, houve a reforma de uma das salas do educandário, que estava com o assoalho danificado, em função de cupim e infiltração de água em dias de chuva”, declara a diretora Solange Lagemann Theves, que agradece a colaboração das famílias, equipe de funcionários, membros da diretoria da Apaecei, Secretaria de Educação e Cultura e Administração Municipal pela participação e apoio na realização das ações da escola.