O prefeito de Arroio do Meio, Danilo José Bruxel e os presidentes da Associação Comercial, Industrial e Serviços (Acisam), Adailton Cezar Cé, e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Tiago d’Avilla Neumann, o coordenador da Indústria Comércio e Turismo, Jonas Reinaldo Schwarzer, e o vereador José Elton Lorscheiter, o Pantera (PP), estiveram no gabinete no deputado estadual Ernani Polo (PP) na manhã de ontem, para buscar apoio em torno da cobrança de informações mais precisas a respeito da nova concessão de pedágio na ERS-130.
Declarações do secretário extraordinário de Parcerias do RS, Leonardo Busatto, de que o ponto da cobrança de pedágio do km 93 em Encantado pode mudar para o Km 83, na divisa de Palmas e São Caetano, preocupam as autoridades locais. Eles não admitem que a comunidade local, empresas existentes e investidores interessados em apostar no turismo nos morros São José, Ventania e Gaúcho, sejam penalizados com a divisão do município.
Na visão de Bruxel, também faltam informações detalhadas sobre o cronograma de obras. Segundo ele, o local ideal, para não afetar nenhum dos municípios, seria na divisa com Encantado. “Na Barra da Forqueta está completamente fora de cogitação, pois já é um local com trânsito tumultuado”, declarou.
Além do pedido de apoio com o deputado estadual, líderes locais querem mobilizar o senador Luis Carlos Heize (PP) e outros representantes políticos para pressionar o governo contra a troca de local de pedágio e informações da concessão.
Na semana que vem, há possibilidade de agenda presencial com o secretário Busatto, na reunião da Amvat. A consulta pública para tratar sobre detalhes em torno das concessões de rodovias no RS, inicia hoje e termina em 28 de julho. Após isso, será estudada a modalidade de leilões das praças.