Quem não conhece alguém ou foi a própria vítima de algum golpe? São inúmeros os tipos de golpes praticados por criminosos que estão cada vez mais astutos. Na maioria das vezes se aproveitam da boa fé das pessoas, da distração e da ingenuidade. Muitos se assustam quando descobrem que fulano foi vítima de um golpe, mas depois, quando o mesmo ocorre consigo, passam a entender como a ação destes criminosos é tão convincente a ponto de alguém entregar um cartão de banco para um desconhecido.
Golpes II
Todo cuidado é pouco. A tecnologia é muito útil e positiva, mas exige atenção por parte do usuário. Mensagens que supostamente são enviadas pelo banco, sempre devem ser vistas com desconfiança e, na dúvida, se fazer contato com a instituição bancária para checagem.
Uma nova modalidade de golpe está se valendo do Pix. Se você receber uma mensagem dizendo que alguém fez um Pix por engano e solicita “desesperadamente” a devolução do valor, desconfie. Possivelmente foi feito um agendamento de Pix, para enganar a vítima que, as vezes na boa fé, repassa o valor que supostamente teria recebido por engano. Depois vai conferir e este dinheiro nunca entrou em sua conta, tendo de arcar com o prejuízo.