A partir da avalição de que o Momento de Troca de Sementes de 2020 foi oportuno e contemplou as necessidades dentro da complexidade da pandemia, os organizadores irão promover um evento similar na próxima quinta-feira, dia 24. A programação inicia às 14h e ocorre no salão paroquial, no Centro de Arroio do Meio. Se não chover, será no estacionamento e, em caso de mau tempo, no salão.
A exemplo do ano passado, o evento será rápido, objetivo, com agricultores que realmente desejam e necessitam trocar sementes e que não ofereça risco a quem participe. Por isso, é importante que as pessoas levem sementes já em porções menores para facilitar a troca. Assim como no ano anterior, os tipos de sementes ou mudas estarão divididos por meses.
A organização é da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater/RS-Ascar, Comissão Pastoral da Terra, Secretaria da Agricultura, Agricultores Ecologistas de Forqueta, Defensores da Natureza, IECLB e Associação Ecobé, com apoio da Articulação de Agroecologia do Vale do Taquari. O evento é alusivo à Semana Brasileira do Alimento Orgânico.
Programação:
Abertura “Sementes de Esperança”.
Oração e Bênção.
Troca de sementes.
Encerramento
Gesto de Solidariedade – Haverá recolhimento de donativos a agricultores empobrecidos – índios kaingang – na forma de sementes e mudas ou alimentos não perecíveis. Também é possível que um representante kaingang participe do evento.
Duração: em torno de 90 minutos.