Empresários e motociclistas da região estão mobilizados para uma “motociata” em Porto Alegre. A movimentação popular está pré-agendada para o dia 10 de julho e contará com a presença do presidente da república Jair Messias Bolsonaro. O ponto de partida e trajeto ainda não estão definidos pois dependem ainda de liberações e ajustes no trânsito da Capital.
Em Arroio do Meio, um grupo de motociclistas está mobilizado e irá participar. O empresário Jorge Weizenmann, 53 anos, é um dos organizadores. Segundo ele, não é possível confirmar quantos motociclistas irão, mas o número deve ser expressivo pois haverá uma parceria com outros motogrupos de Lajeado e região. “Restam ainda alguns detalhes como o ponto de encontro e horários de saída”, diz.
Na opinião de Weizenmann, as “motociatas” pelas cidades do país têm expressado a força da classe e, mais ainda, a indignação da população com o atual sistema político brasileiro. “Vamos respeitar a opinião de todos, mas em primeiro lugar defender a nossa pátria e nossa democracia. Sou apenas mais um brasileiro patriota em busca de justiça, verdade, ética, caráter e honestidade política, direitos de todos”, destaca.
Os interessados em participar da mobilização podem entrar em contato com Jorge pelo (51) 99991-1848.
Nos demais municípios, presidentes e representantes de motogrupos manifestaram a opinião sobre a movimentação popular. Jackson Kipper, presidente do Motogrupo Parasitas de Marques de Souza entende que as “motociatas” valorizam o esporte como um todo, seja ele voltado ao passeio urbano ou rural. “Hoje existe uma crise política e os lados estão formados. Como presidente de uma entidade preciso respeitar a decisão de todos e impedir conflitos internos”.
Kipper também está orientando integrantes do grupo para que evitem participar e se expor em movimentos políticos, pois isso poderá trazer problemas futuros e atrapalhar a realização de novos eventos na cidade. “O movimento está acontecendo em todo o país. Isso mostra o quanto a população está preocupada com o futuro e, por isso, ocorrem as mobilizações”.
Diego de Souza, presidente do motogrupo Tricap de Capitão preferiu não avaliar a realização da motociata em Porto Alegre, pois o foco dos motociclistas do município está na participação de trilhas. “Estamos mais preocupados com a retomada dos eventos, pois a pandemia atrapalhou a realização de dois encontros do grupo, isso está trazendo prejuízos e afastando os nossos associados que optam por outros esportes como a caminhada, corrida e ciclismo”.
A redação também entrou em contato com o presidente do Motogrupo de Travesseiro (Moctra) Silmar Grooders, que preferiu não se manifestar.
Número de motocicletas, motonetas e ciclomotores
ARROIO DO MEIO – 4.075
CAPITÃO – 562
TRAVESSEIRO – 504
MARQUES DE SOUZA – 654
POUSO NOVO – 60
Dados até maio de 2021
FONTE: Detran-RS e Secretaria da Segurança Pública Departamento Estadual de Trânsito