A vacinação contra a covid-19 está avançando nos municípios da região. Nesta semana, Arroio do Meio vacinou a faixa etária dos 51 anos. Na manhã de ontem o secretário de Saúde Gustavo Kasper ainda aguardava a confirmação do recebimento de novas doses. A expectativa é de que hoje chegue mais um lote de vacinas de três marcas: Coronavac, Pfizer – ambas para primeira dose – e a novidade, a Janssen, que é dose única.
Caso se confirme o recebimento, a secretaria já programa a vacinação para amanhã, o dia todo, no Posto de Saúde Central, o que será divulgado pelas redes sociais do município. A expectativa é de que venha um quantitativo razoável, entre 800 e 900 doses, o que permitirá avançar em mais faixas etárias. Se confirmar a abertura do Posto Central neste sábado, também podem fazer a vacina todas aquelas pessoas que integram grupos prioritários ou estão em faixas etárias já contempladas e ainda não foram vacinadas, bem como aquelas pessoas que ainda não fizeram a segunda dose.
De acordo com Gustavo, a aplicação da segunda dose está bastante regular no município, com praticamente todas em dia. Também salienta que a procura é expressiva, atingindo praticamente 90% da população alvo. Justamente pela alta demanda, ainda não se avançou para idades menores, como ocorre em outros municípios. O secretário acredita que em setembro, conforme prevê o Governo Federal, o município complete a aplicação da primeira dose em toda a população alvo. Se houver regularidade na entrega das vacinas pode ser concluída antes.
Se for confirmada a vacinação neste sábado, Arroio do Meio chegará a uma importante marca. Vai ultrapassar a vacinação de 50% da população alvo com a primeira dose, o que representa nove mil pessoas. O percentual de vacinados com a segunda dose já alcança 20% da meta, estipulada em 18 mil pessoas. Números superiores à média estadual e nacional.
TRAVESSEIRO – Pessoas com 55 anos ou mais já podem receber a vacina contra a covid-19. A secretaria da Saúde iniciou a aplicação na quinta-feira, após a chegada de mais doses. O município já vacinou idosos acima dos 60 anos, profissionais da educação, saúde, profissionais da segurança e pessoas com comorbidades.
Até o momento, já foram aplicadas vacinas da Astrazeneca, Coronavac e Pfizer. Conforme o secretário da Saúde Junior Rodrigo Weizenmann, 1.117 pessoas já estão imunizadas com a primeira dose, o que corresponde a 47,8% da população, outras 563 receberam a segunda dose.
Todas as aplicações seguem o cronograma do Ministério da Saúde e estão sendo aplicadas na Unidade Básica de Saúde do centro. Existe também a previsão de chegada de mais 30 doses na próxima semana que devem ser destinadas para a segunda aplicação. “A adesão do público é de quase 100%”, destaca o secretário.
CAPITÃO – No município, a vacinação contra a covid-19 atingiu pessoas dos 50 a 51 anos de idade, seguindo a ordem e cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde. Até o momento, já foram aplicadas 1.260 doses e 480 pessoas foram imunizadas com a segunda dose. Foram concluídas a vacinação de pessoas com comorbidades, idosos acima dos 60 anos, profissionais da saúde e educação e motoristas.
MARQUES DE SOUZA – Conforme o secretário da Saúde Lairton Heineck, o município concluiu em 100% a vacinação da primeira dose em idosos acima dos 60 anos. Todas as vacinas ocorreram de forma domiciliar. O município prepara agora a vacinação em pessoas acima dos 55 anos e motoristas, seguindo sempre o cronograma do Ministério da Saúde. Até o momento já foram aplicadas 2.733 doses, dessas 1.856 para a primeira aplicação e 877 na segunda.
POUSO NOVO – Com uma boa adesão, a secretaria de Saúde de Pouso Novo vacina com as primeiras doses, pessoas acima dos 50 anos, seguindo por faixa etária. Conforme o secretário da Saúde Leandro Markmann, foram imunizadas com a primeira dose 864 pessoas enquanto 365 receberam a segunda.