O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Gaúcha, o deputado estadual Dalciso Oliveira (PDB) visitou, na quinta-feira da semana passada, a Kananda Indústria de Produtos Alimentícios Ltda, situada no bairro Aimoré, em Arroio do Meio.
O deputado foi recebido pelos proprietários Roseli e Valmir Graeff, que acompanharam a visita à linha de produção da empresa com 30 anos de atuação no mercado gaúcho. A Kananda possui um plano de expansão da cartela de produtos que, devido à pandemia, foi suspenso, devendo ser retomado em breve. “Muito feliz em saber que fui o primeiro parlamentar gaúcho a visitar essa empresa”, ressaltou o deputado.
São cerca de 130 toneladas produzidas por mês, e cinco tipos de produtos de diversos sabores. A empresa familiar, com 22 funcionários, distribui seus salgadinhos para o RS, SC, e já está presente em solo uruguaio, onde inaugurou seu mercado de exportação. “Seguimos firmes para contribuir na retomada da economia e defendendo o Rio Grande que produz”, salientam os proprietários.
Roseli e Valmir aproveitaram a oportunidade para pedir a redução de uma das alíquotas que compõem a base do cálculo de ICMS dos demais salgadinhos para igual ao valor dos produzidos com batata. Além da redução do ICMS gaúcho nos salgadinhos, que hoje está 6% mais caro do que o de SC, dificultando a competitividade. “Sem falar do custo logístico da matéria prima que, muitas vezes, vem de fora, quando falta aqui no RS”.
Outra queixa foi em torno dos sucessivos reajustes no gás, que é principal fonte de energia nas linhas de produção. Roseli e Valmir são cunhados de um amigo pessoal do deputado, que é empresário no Vale do Paranhana. Eles já se conheciam de visitas e férias.