As transformações que as novas tecnologias vêm proporcionando no dia a dia são evidentes, alterando a forma como nos relacionamos até com as finanças. Aplicativos e transações digitais já são comuns, como o Pix que trouxe mais agilidade e comodidade. Nessa mesma linha, durante o ano de 2021 acontecerá a implementação do Open Banking, o qual terá um impacto positivo no sistema financeiro nacional, beneficiando os consumidores.
O Open Banking é um sistema coordenado e conduzido pelo Banco Central do Brasil, totalmente seguro e aderente à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). O projeto visa proporcionar mais liberdade para os usuários do sistema financeiro, facilitando o acesso às informações sobre as tarifas e taxas praticadas no mercado, além de permitir o compartilhamento de dados cadastrais e financeiros do usuário entre as instituições participantes do Open Banking. Porém, é importante salientar que esse compartilhamento de dados somente ocorrerá se o usuário autorizar por meio do aplicativo de sua instituição financeira.
O Open Banking, já é realidade no Reino Unido e em alguns países da União Europeia. No Brasil, o projeto será implementado em quatro fases, sendo que a primeira etapa iniciou em fevereiro e as demais serão executadas gradativamente ao longo deste ano.
Assim como o Sicredi, algumas Instituições Financeiras têm a obrigatoriedade de participar do Open Banking somente a partir da fase 3, prevista para agosto. No entanto, atento às novas tecnologias do mercado e considerando os benefícios que essa novidade trará aos associados, o Sicredi antecipou sua participação no projeto, aderindo ao Open Banking em abril. A iniciativa evidencia a busca da Cooperativa em entregar a melhor experiência e soluções mais adequadas às necessidades dos associados.
Alinhado à essa realidade, o Sicredi desenvolveu o Portal Open Banking (www.sicredi.com.br/openbanking) no qual traz, por meio de vídeos e outros conteúdos, informações sobre o que é a inciativa e seus benefícios para os associados, além de informações sobre cada uma das quatro fases de implementação do Open Banking. Da mesma forma, prezando pelo atendimento próximo, humano e valorizando a relação aberta para ouvir, apoiar, compartilhar e evoluir, as equipes nas agências estão preparadas para esclarecer dúvidas e ajudar a entender essa novidade, fortalecendo ainda mais a construção de um relacionamento transparente, duradouro e de confiança com os associados.