Arroio do Meio encerra a semana se aproximando da marca de 11 mil pessoas imunizadas com a primeira dose da vacina contra a covid-19. Na quarta-feira, dia que o município aplicou o maior número de vacinas desde o início da campanha, totalizou-se 10.314 pessoas vacinadas com a primeira dose (dados do Localiza SUS). O número representa mais de 57 % da população alvo – acima de 18 anos – estipulada em 18 mil pessoas. Já o percentual de vacinados com ciclo completo supera 24% da população alvo. Na quarta-feira foram vacinadas 781 pessoas somando-se primeiras, segundas ou doses únicas.
Segundo o secretário de Saúde Gustavo Kasper, a população tem aderido à campanha e, justamente pela alta demanda, a vacinação ainda não avançou para idades menores, como vem ocorrendo em outros municípios. Ele ressalta que o município tem capacidade para vacinar, mas depende do recebimento de vacinas. Ontem pela manhã não havia nada confirmado sobre a chegada de uma nova remessa para dar continuidade à imunização. Contudo, Kasper ressalva que se chegarem vacinas hoje, elas serão aplicadas no sábado. Dependendo do quantitativo, pode-se chegar na faixa etária dos 35 anos.
A aplicação do imunizante também nos postos dos bairros tem facilitado o acesso, fazendo com que seja mais rápido e se tenha menos aglomerações. A experiência tem sido bem positiva, segundo o secretário. Na quarta-feira houve fila no Posto de Saúde Central devido ao horário especial, das 17h30min às 20h. Mas o máximo de tempo de espera foi de 23 minutos, de acordo com Gustavo.
O secretário lembra que as pessoas que já podiam ter se vacinado, seja pela idade ou por integrarem os grupos prioritários, ainda podem se dirigir a um posto e receber a imunização. O mesmo vale para quem deixou de fazer a segunda dose da vacina.
Segunda dose
Hoje ocorre mais um drive thru para a aplicação da segunda dose, destinado a quem se vacinou com a primeira dose nos dias 18 e 20 de abril. As aplicações da vacina ocorrem na Rua de Eventos das 8h às 10h30min. Na semana que vem devem ser realizados mais drives thru para completar o ciclo vacinal.
Gustavo destaca que, diferente de outros municípios, a população de Arroio do Meio tem sido muito comprometida e tem comparecido nos drives thru de aplicação da segunda dose. O índice de pessoas com esta dose em atraso é muito baixo. Tanto que na quarta-feira foram aplicadas praticamente todas as cerca de 350 doses previstas.
Redução
Kasper destaca que o número de testes ainda é alto, mas o percentual de positivados está entre 20% a 25%, situação bem diferente dos momentos mais críticos onde o índice alcançava 60% de casos positivos para a covid-19. Para ele, os números são reflexo do avanço da vacinação. Contudo, ressalta que os cuidados devem continuar. Ontem pela manhã ainda havia quatro pessoas internadas em UTIs. “Seguimos com a fiscalização. Apesar das denúncias de aglomerações terem diminuído, o telefone para este serviço segue ativo pelo (51) 99964-0189. Todas as denúncias são fiscalizadas e monitoradas”, reforça.
Vacina da gripe liberada para a população
Devido à baixa procura dos grupos prioritários, Arroio do Meio recebeu a autorização do Ministério da Saúde para liberar para a população em geral a vacina da gripe. Esta pode ser feita nas unidades de saúde, à tarde.
Segundo Gustavo, mesmo com todos os esforços da equipe de saúde, com horários estendidos, dois Dias D em sábados, a divulgação nas escolas e na comunidade, a população não aderiu a esta campanha vacinal. Entre os possíveis motivos está a vacina da covid-19 e o incentivo da iniciativa privada que disponibilizou o imunizante de forma subsidiada aos seus trabalhadores.