Foi realizada na Câmara de Vereadores, na terça-feira, dia 6, a assembleia de fundação da Associação de Bombeiros Voluntários de Arroio do Meio (Abvam). A associação tem a finalidade de tornar oficial o Corpo de Bombeiros Voluntários Civil do município.
O ato inicial contou com constituição do estatuto e eleição da diretoria, que tem como presidente Cristian Sant Anna Perin. As próximas etapas envolverão a estruturação física, operacional e de recursos humanos, ou seja, pessoas da comunidade que queiram participar da associação de forma voluntária. Ainda neste ano, a entidade já deverá realizar curso de treinamento de bombeiro civil.
O prefeito Danilo José Bruxel destacou que a fundação da entidade é um passo importante para o socorro de acidentes, resgates e o combate a incêndios. Entretanto, frisou a importância do apoio da comunidade e, principalmente, de voluntários, que precisam ser pessoas qualificadas e com disponibilidade. “É uma iniciativa pluripartidária. Todos podem fazer parte. O comandante do Corpo de Bombeiros de Lajeado se disse feliz com o suporte importante que Arroio do Meio passará a dar em situações mais graves”.
A vice-prefeita, Adriana Meneghini Lermen também destacou a importância da entidade, juntamente com a Defesa Civil, em proporcionar mais tranquilidade e segurança à comunidade de forma organizada e preparada, nos momentos mais adversos, seja em decorrência de fenômenos naturais, acidentes ou incêndios.
O vereador governista José Elton Lorscheiter (PP), o Pantera, se disse orgulhoso e colocou o Legislativo à disposição para apoiar a entidade. “Convivemos com situações adversas que não são culpa de ninguém. Mas agora vamos contar com uma estrutura para salvar vidas”.
O vereador de oposição, Paulo Roberto Heck (MDB), que foi coordenador Defesa Civil por seis anos, recordou da dificuldade de se combater incêndios no Morro Gaúcho e do enfrentamento de temporais, especialmente no isolamento de cabos energizados que, muitas vezes, eram feitos por pessoas sem conhecimento técnico. “Arroio do Meio só tem a ganhar”.
O secretário da Fazenda e Coordenador da Defesa Civil, Valdecir Crecencio falou da dificuldade estrutural e humana que o Corpo de Bombeiros Civil de Lajeado tem em atender ocorrências nos 12 municípios de sua abrangência e valorizou a base do voluntariado da associação local. “Não há dinheiro que pague o valor de uma boa ação.”
O comandante dos bombeiros de São Sebastião do Caí e presidente da Voluntersul, Anderson Jociel da Rosa, presidente a Associação Brasileira de Bombeiros Voluntários, também elogiou a iniciativa. “Arroio do Meio deixa de ser um dos 350 que não têm Corpo de Bombeiros, seja militar ou voluntário. Segundos ou minutos fazem a diferença na hora de salvar vidas e patrimônios. Seria uma incumbência do Estado, mas sabe-se que, historicamente, não aconteceu. É muito bacana quando uma comunidade se une para preencher uma lacuna desassistida pelo Estado”. Rosa também observou que Arroio do Meio não parte do zero, uma vez que já existem mecanismos de funcionamento, assessoria técnica e operacional. Ao todo, são 1,5 mil bombeiros voluntários no RS.
O presidente Perin falou do novo desafio e da importância de se buscar conhecimento e compartilhar ideias, que têm o objetivo de auxiliar a comunidade nas dificuldades como cheias, buscas, resgates, salvamentos e, no futuro próximo, combate a incêndios. “É uma aspiração de todos. Uma alternativa de auxilio rápido e de apoio ao Corpo de Bombeiros Militar. Em breve estaremos aptos a promover cursos de capacitação com chamamento público para participação das pessoas da comunidade”. Perin agradeceu o empresariado, a Voluntersul e se colocou à disposição de toda a sociedade em prol da causa.
O ato contou ainda com a participação de bombeiros voluntários de Colinas, Imigrante e Teutônia.
DIRETORIA EXECUTIVA
Presidente – Cristian Sant Anna Perin
Vice-Presidente – Roberto André Cornelius
Secretário: Alex Sandro Theves
Vice – Secretario: Valdecir Leandro Crecencio
Tesoureira: Monica Lais Horn
Vice Tesoureiro: Martin Käfer
Conselho fiscal: Jeremias Rodrigo Wilsmann, Osvaldo Altair Freitas e Luciano Rohde