A segunda-feira, dia 2 de agosto, marcará um importante acontecimento para a rede municipal de ensino de Arroio do Meio. Pela primeira vez, desde o início da pandemia, as aulas serão retomadas presencialmente em sua totalidade. Ou seja, as turmas de crianças e adolescentes, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, voltarão completas às salas de aula, sem o sistema de escalonamento.
Na terça-feira, dia 27, a reportagem do AT acompanhou a secretária municipal de Educação Iliete Winck, a coordenadora da Educação Infantil, Adriana Hammes e a coordenadora pedagógica, Gabriela Von Mühlen em visita à Emef Bela Vista, bairro Bela Vista e à Ecei Pequeno Mundo, bairro São José. Na oportunidade foi possível conversar com as direções e ver como estão os preparativos para receber as turmas na segunda.
Na Bela Vista, a diretora Naiara Regina Tres e a vice Veranisa Fachinni mostraram a preparação do mural de boas-vindas que os alunos encontrarão ao chegar no educandário, assim como as salas de aula organizadas. Conforme Naiara, o clima é de recomeço. “As atividades já tinham começado, mas sabemos da importância de se dar um ressignificado para este momento. Sabemos que podem vir alunos que, talvez, não voltavam há um ano e meio para a escola, as turmas não se reconhecem na totalidade, sabem apenas quem integrava o grupo 1 ou o grupo 2”, considera. A diretora ressalta que, pela primeira vez, desde 18 de março de 2020, as famílias se sentem seguras ao mandar os filhos para a escola e este momento exigirá muito cuidado, paciência e dedicação dos educadores.
Naiara e Veranisa ressaltam que a escola está sendo preparada como se fosse para o recomeço do ano letivo e que professores e funcionários estão muito contentes. “A nossa expectativa é que o retorno seja mesmo integral, reconhecendo o valor do ambiente da escola. Mesmo que a gente saiba que não foi um tempo perdido, que tivemos atividades, não existe experiência igual como estar aqui junto dos pares. Se teve um ambiente que fez falta na vida das famílias, foi a escola”, completa a diretora, que aproveita para agradecer pela colaboração e empenho de todas as famílias desde o início da pandemia.
Desafios e protocolos
Dentro dos desafios que a educação terá a partir de agora, com o retorno das aulas em sua totalidade, está preencher as lacunas de aprendizagem que ficaram, principalmente na questão da alfabetização, da leitura e da interpretação. A atenção também se volta para as turmas de 9º ano, que estão se despedindo da escola, preparando-se para ingressar no Ensino Médio. “A pandemia, de certa forma, acentuou as diferenças. O desafio dos professores é fazer com que a escola seja de novo aquele espaço democrático”, acrescenta Veranisa.
Os horários de aula se mantêm normais e os protocolos de segurança serão mantidos, assim como o plano de contingência da escola, mantendo o foco no uso de máscaras, de álcool em gel para a higienização das mãos e distanciamento das classes de 1m. A direção também pede que as famílias tenham atenção para qualquer sintoma gripal que as crianças possam apresentar. Nestes casos, não devem ser enviadas para a escola.
Eceis preparadas para a volta
A diretora da Ecei Pequeno Mundo, Sereli Henn diz que educadores e funcionários estão trabalhando o melhor possível para receber as crianças em sua totalidade. “Há uma ansiedade muito perceptível por parte das famílias e também para que possamos contribuir para que tudo aconteça da melhor maneira possível”, declara. Todos estão dedicados para oferecer um ambiente de equilíbrio e tranquilidade, sabendo da importância deste retorno e garantindo o processo de forma que as famílias se sintam seguras ao regressar à Ecei. “Estamos lidando com o bem mais precioso dessas famílias, que são as crianças”, justifica.
Sereli garante que a retomada será tranquila e organizada haja visto a dedicação de todos os professores e funcionários na organização e planejamento. A Ecei irá apresentar algumas novidades em seu espaço físico, tudo com o intuito de oferecer maior conforto e segurança às crianças. “Estamos ampliando a biblioteca, criando ambientes flexíveis para que as crianças possam frequentar, como a brinquedoteca, modificações no pátio externo, para que a criança tenha também o contato com a natureza, dentro do projeto da secretaria de Educação, tudo para que se sintam bem acolhidas neste retorno”.
A Pequeno Mundo tem 91 crianças matriculadas e conta com 17 funcionários. A equipe está otimista e empolgada. Hoje, dia 30, ao meio-dia será promovido um momento de inspiração para professores e funcionários, para que iniciem as aulas com as energias e a fé renovadas. As famílias deverão receber pelos grupos do WhatsApp, vídeos apresentando os educadores de cada turma. “Hoje, de 91 crianças, apenas 12 não estavam frequentando as aulas. Os pais estão aliviados com o retorno, sabendo que suas crianças vão ficar em um ambiente que confiam e que estarão bem, seguindo aos protocolos de saúde. Eles têm esta certeza”, conclui.
Nas Eceis os espaços físicos também estarão readequados obedecendo a distanciamento e é reforçada a orientação para que os pais não enviem as crianças, em caso de sintomas gripais. A entrada em todas as Eceis se mantém às 6h30min, porém, a saída será antecipada em meia hora, sendo às 18h. O motivo desta mudança é a limpeza e desinfecção dos espaços.
Ressignificações pós-pandemia
A secretária de Educação Iliete Winck enfatiza que o momento é de desafios, sendo os principais, motivar novamente os alunos a irem para a escola e a aprendizagem. Na rede municipal de Arroio do Meio serão aproximadamente 2.350 alunos retornando nesta segunda-feira, 200 professores e 28 monitoras. No momento, apenas as atividades de contra turno não retornarão.
Foi com o intuito de preparar as equipes que a secretaria promoveu nos dias 21 e 22 de julho o seminário virtual de educação com o tema Ressignificações pós-pandemia, que trouxe profissionais renomados apresentando diferentes perspectivas sobre educação. “Essa discussão nos parece que nunca foi tão necessária quanto hoje, já que passamos por diversas transformações em curto espaço de tempo. Assim, foi preciso reinventar, recriar, repensar e ressignificar a nossa prática pedagógica”, diz.
A secretária enfatiza que o cenário pós-pandêmico fez com que se repense os métodos tradicionais percebendo que a educação, vem extrapolando as salas de aula presenciais e potencializando o processo de ensino/aprendizagem. “Sabemos também que os meios digitais por si só não são suficientes, principalmente para a formação social do indivíduo. O ambiente escolar é um fator na construção da personalidade, e desenvolvimento de competências e habilidades sociais do aluno”, conclui.
Guararapes aguarda definição do
estado para retorno nas aulas noturnas
Alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Guararapes de Arroio do Meio retornam do recesso escolar na próxima terça-feira, 3. De acordo com a diretora Silvana Saldanha Martins Hanke, o retorno ocorre de maneira híbrida, onde parte dos alunos optam pelo ensino presencial e outra parcela pelo ensino remoto.
A escola também continuará seguindo os protocolos de retomada como o distanciamento entre classes em 1,5 metro e lotação máxima de 16 alunos por sala de aula. Atualmente estão matriculados 547 alunos.
A única incerteza de acordo com a diretora é o retorno presencial nas turmas noturnas do ensino médio, que tiveram aula pela última vez em março de 2020. A escola ainda aguarda uma definição do estado para suprir a falta de funcionários para o preparo da merenda, higiene e limpeza do ambiente. “Temos a expectativa que os trâmites da licitação sejam concluídos na próxima semana. Com isso, podemos comunicar novamente os pais, com os devidos termos e retomar as aulas presencialmente nas turmas noturnas”, explica.
Conforme a diretora, com ingresso dos jovens no mercado de trabalho, muitos dos alunos tem optado pelo ensino noturno. “Houve uma necessidade maior de renda nas famílias e com isso muitos jovens já estão ingressando no mercado de trabalho e ficam com o tempo limitado”, descreve.
ESCOLA FREI ANTÔNIO
A falta de merendeira na Escola Estadual Frei Antônio, de Bela Vista do Fão, em Marques de Souza, ainda impede a direção de anunciar o retorno presencial das aulas. Enquanto aguarda uma definição e contratação de profissionais por parte do Estado, todos os 34 alunos de 1º ao 9º ano vêm recebendo as atividades em casa.
Conforme a diretora Maristela Bottega Giovanella, não há nenhuma garantia de retorno. “Estamos aguardando a conclusão das licitações e o envio de profissionais para nossa escola. Desde o ano passado todas as atividades seguem de forma remota”.
MUNICÍPIOS
Em Capitão, Travesseiro e Pouso Novo o retorno do recesso também ocorre na terça-feira. Todas as escolas estaduais já estão aderindo, desde o início de junho, ao retorno presencial, seguindo protocolos de segurança como o distanciamento entre alunos e divisões de turmas em sala de aula. Famílias também podem optar, pelo sistema remoto de ensino com aulas envidas pelas plataformas do Governo do Estado pelo Google Classroom ou na forma física, com a retirada das atividades direto na escola, entregues quinzenalmente.
Na rede municipal, Marques de Souza alterou o atendimento na Educação Infantil, atendendo de forma integral desde o dia 15 de julho. Em Travesseiro, a Escola Pedro Pretto retorna hoje atendendo da mesma forma, com divisões de turmas em grupos e redução de horários. Em Capitão, escolas seguem atendendo de forma integral na Educação Infantil. No Ensino Fundamental seguem os protocolos com escalonamento das turmas.