Mais de 450 pessoas estiveram na Igreja Matriz da paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Capitão, dando as boas-vindas ao novo pároco Jean Mara Lafortune. A celebração ocorreu no sábado (3), foi presidida pelo bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul, Dom Aloísio Alberto Dilli, e contou com a presença de grupos litúrgicos, Apostolado da Oração e do coordenador pastoral Pe. Roque Hammes.
Lafortune é o único padre haitiano da Diocese e está no Brasil desde 2005. Foi ordenado padre em 2019 e, antes de ser nomeado para a paróquia de Capitão, estava atuando como vigário paroquial na igreja Nossa Senhora da Candelária.
Em sua celebração, Dilli citou e recordou os momentos vividos pelo antecessor Pe. Silvério Schneiders e falou sobre a importância do pároco para a comunidade. O bispo também se surpreendeu e agradeceu pela presença massiva dos fiéis, dizendo que a comunidade capitanense é muito receptiva. “Nos despedimos de alguém muito especial e amado pelas pessoas. Agora a comunidade está sendo acolhedora, recebendo o novo pároco. Juntos poderão construir uma bela história e transmitir ainda mais a palavra de Deus”, reforçou o bispo.
Após a fala do bispo, Lafortune recebeu dos fiéis objetos e materiais de uso litúrgico como a estola sacerdotal, bíblia, cálice e a patena. Em sua primeira manifestação, o novo pároco agradeceu a comunidade pela receptividade e disse estar alegre por assumir esse novo desafio. “Vamos caminhar juntos, unir a comunidade, trazer propostas diferentes e dar andamento aos projetos iniciados”, destacou.
Por ter origem haitiana e ainda haver dificuldades com o idioma, Lafortune pediu paciência aos fiéis. Por fim, ele agradeceu a presença expressiva do público, que acompanhou a sua posse, em especial a duas famílias de Candelária que acompanharam a celebração.
Lafortune é formado em teologia pela Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana de Porto Alegre e formado em filosofia pela Universidade do Rio dos Sinos (Unisinos). Além de pároco em Capitão, também seguirá coordenando a Pastoral dos Migrantes da Diocese de Santa Cruz do Sul.