A segurança pública foi a pauta central de reunião realizada no gabinete do Executivo de Arroio do Meio na segunda-feira. Entre os presentes esteve o capitão responsável pelo comando da Brigada Militar no município, Jorge Luis Engster, o delegado Humberto Roehrig e o responsável pelo 22º Batalhão da Polícia Militar, major Fábio Kuhn. Além do prefeito Danilo Bruxel e vice Adriana Meneghini Lermen, também participaram da reunião secretários municipais e representantes da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acisam), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Câmara de Vereadores e comunidade.
O prefeito Danilo Bruxel aproveitou a oportunidade para agradecer pelo bom trabalho que a Polícia Civil e a Brigada Militar prestam à comunidade arroio-meense, já que os índices de criminalidade do município estão abaixo da média do Estado.
As parcerias já existentes para coibir a criminalidade também foram alguns dos assuntos discutidos. Entre elas, está o grupo Pró-Segurança do município que, além de atuante, está sempre atento e vigilante aos fatos que transcorrem em Arroio do Meio, assim como o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro).
Os presentes reforçaram que cada cidadão é, de uma certa forma, corresponsável pela segurança pública de sua comunidade. Neste sentido foram abordadas formas de prevenção à criminalidade e de que maneira cada pessoa pode e deve fazer a sua parte, tomando precauções mínimas, tanto em sua residência como estabelecimento comercial, para não facilitar a ação de criminosos.
Para finalizar, foi definido que o poder público municipal ficará responsável por fazer a articulação política junto ao Governo do Estado para buscar reforços para ampliar o efetivo, tanto na Polícia Civil como na Brigada Militar.