NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Restauração do caminho para Gruta de Lourdes

    26 de outubro de 2025

    SportFest 2025 abre inscrições para modalidades esportivas

    26 de outubro de 2025

    Nova ponte sobre o arroio Bravo recebe investimento de R$ 409 mil

    25 de outubro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      SportFest 2025 abre inscrições para modalidades esportivas

      26 de outubro de 2025
      Recent

      SportFest 2025 abre inscrições para modalidades esportivas

      26 de outubro de 2025

      Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

      11 de outubro de 2025

      Salão Paroquial sedia rodada final do futsal de Arroio do Meio

      26 de setembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Transporte coletivo de passageiros enfrenta crise
    Geral

    Transporte coletivo de passageiros enfrenta crise

    adminBy admin2 de julho de 2021Nenhum comentário6 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    O setor de ônibus de linha está enfrentando uma das piores crises desde a existência da modalidade. De acordo a 11ª superintendência do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), de Lajeado, o número de itinerários e ocupação dos ônibus caiu mais do que pela metade durante a pandemia e dificilmente vai voltar ao patamar anterior devido a competividade com meios de transportes mais econômicos, práticos e até mais confortáveis.

    O agente administrativo do Daer, Sadi Marques, que atua na autarquia há 40 anos, revela que a crise no setor iniciou há cerca de seis anos, coincidindo com a implantação do transporte de estudantes gratuitos na rede estadual, da autorização municipal para o transporte de vans nos bairros e localidades, além dos ônibus públicos do Caminhos da Escola. Outro fenômeno foi o fretamento exclusivo de funcionários de indústrias.

    Os dois públicos, até então ajudavam a manter os ônibus de linha. “As vans prestam um serviço de muito mais qualidade pegando os estudantes na porta de casa, dando tranquilidade as famílias. A despesa é muito inferior do que utilizar o veículo próprio”.

    Segundo, Sadi, os topiqueiros também impactaram o transporte interregional que era feito por ônibus, oferendo preços muito mais interessantes e um atendimento mais qualificado. “As vans têm um custo quase de um terço em comparação com uma empresa de ônibus que precisa manter horários fixos, parar em locais obrigatórios, taxas no Daer, seguro obrigatório, aluguéis de box e comissões nas rodoviárias, além de toda uma burocracia para participar de licitações. Tudo isso impacta no preço da passagem”, detalha. Conforme ele, uma lei que pede a lista de passageiros com antecedência de oito horas para vans, ajudou a frear e manter um pouco as linhas regulares.

    No Vale do Taquari, outro fator apontado por Sadi é a prosperidade econômica. Hoje o custo mensal em passagens está muito próximo ao da prestação de uma motocicleta ou até de um carro popular. Além disso, redes sociais, aplicativos e o próprio celular têm ajudado a formar grupos de carona ou outras modalidades que não competem só com os ônibus, mas também com os táxis. “Antes um ônibus se pagava em dez anos, agora leva 30, o que é inviável. As empresas vão ter que pensar em ter preços mais interessantes e mais qualidade, se quiserem se manter operando. Todas as empresas estão em dificuldades, algumas já faliram”.

    “EMPRESAS DE ÔNIBUS CORREM RISCO DE SUCUMBIR”

    Pedro Lourenço Guarnieri, diretor da Auto Viação Bento, que há três anos incorporou a Empresa Arroio do Meio e a Expresso Azul, revela que em 50 anos atuando no setor, nunca imaginou uma crise de tamanha expressão. A pandemia levou uma redução de 60% das viagens realizadas, com a lotação dos veículos na mesma proporção. O segmento já reagiu 12% em relação ao pior momento da pandemia e há expectativa para uma recuperação de mais 20%, assim que a população for imunizada e a rotina social e institucional retomar à normalidade. “Nunca mais será igual”, entende.

    Guarnieri revela que quando os veículos operam 40% abaixo da demanda já estão gerando prejuízos. “Mesmo otimizando os itinerários das três empresas, operamos no vermelho. Tivemos que vender imóveis e tomar crédito no banco. As licitações estão vencendo. Mas antes de renovações, o governo precisa adotar uma fiscalização enérgica contra os clandestinos, que não oferecem as mesmas condições de segurança, arrecadação de tributos. Se continuar assim, vai ficar inviável. A tendência é o legalizado sucumbir ou desistir antes de sucumbir”.

    A empresa só não se desfez de parte da frota, pois ainda não tem a noção exata de como o segmento vai reagir depois da pandemia. Atualmente um ônibus novo custa R$ 1 milhão e a manutenção mensal de um veículo, incluindo profissionais, gira em torno de R$ 25 mil. “Quanto mais rodar e mais passageiros, menor o custo. Um ônibus já se pagava em 10 anos, mas se continuar deste jeito, pode levar mais de 30”.

    VENDA DE PASSAGENS AINDA NÃO ATINGIU 40% DA NORMALIDADE

    Na rodoviária de Arroio do Meio a situação não é diferente. A venda de passagens que era superior a 250 tickets diários antes da pandemia, caiu para menos de 50 no período mais crítico, de acordo com a gerente Eliani Tischer, que atua há 38 anos no setor. O movimento já reagiu, mas só atinge a venda de 100 passagens diárias eventualmente.

    Os fins de semana seguem sendo considerados péssimos. “Em alguns domingos vendemos 20 passagens. Só estamos abrindo das 14h45min às 19h40min, quando o último ônibus parte para Porto Alegre. Evidencia que a rotina institucional ainda não retomou”.

    Segundo Eliani, muitas rodoviárias de 4ª classe, que são as menores em receita, decretaram falência durante a pandemia. “Muitas infelizmente tinham custos de aluguéis elevados. Nós temos imóvel próprio. Mesmo assim, adotamos a redução de jornada. Minha única funcionária passou a vir duas tardes por semana, e eu passei a trabalhar mais. Além disso tive que injetar recursos próprios. Tentamos nos habilitar ao Pronamp em duas instituições bancárias, mas não conseguimos. Operamos no vermelho nos meses mais críticos e ainda estamos remando para sair das dificuldades”, pontua.

    No momento a rodoviária está com 31 itinerários intermunicipais entre, Lajeado, Encantado e Porto Alegre (5). No período mais crítico da pandemia eram menos de 20. Antes da pandemia eram mais de 40. A tendência é a retomada gradual e existe boa expectativa com retorno regular das aulas. Nas linhas para o interior da Comarca, apenas a transporte Irmãos Cé, retomou itinerários diários para Travesseiro e Coqueiro Baixo, com exceção dos fins de semana. A Transportes Oásis está indo apenas duas vezes por semana para Capitão. E a Mais ainda não retomou as atividades.

    Essa diminuição de itinerários acabou afetando a rotina de quem dependia exclusivamente desta modalidade de transporte, que precisa esperar mais entre um ônibus e outro.

    Diretor da Auto Viação Bento, Pedro Lourenço Guarnieri, cobra uma fiscalização mais enérgica do governo contra clandestinos
    Agente Administrativo do Daer, Sadi Marques, revela que setor de transporte coletivo vem sofrendo impactos há cerca de seis anos
    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    Seminário discute enfrentamento à violência contra mulheres e meninas

    24 de outubro de 2025

    Evento marca o Dia da Liderança Comunitária e valoriza o trabalho voluntário

    24 de outubro de 2025

    Arroio do Meio e Estado firmam termo de cooperação para construção de 70 moradias

    24 de outubro de 2025

    Evento destaca o papel das lideranças no desenvolvimento das comunidades arroio-meenses

    20 de outubro de 2025
    Não perca

    Restauração do caminho para Gruta de Lourdes

    26 de outubro de 2025

    A Administração Municipal de Pouso Novo tem em andamento a obra de restauração e construção…

    SportFest 2025 abre inscrições para modalidades esportivas

    26 de outubro de 2025

    Nova ponte sobre o arroio Bravo recebe investimento de R$ 409 mil

    25 de outubro de 2025

    Estado permite alunos passarem de ano mesmo com reprovações

    25 de outubro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Restauração do caminho para Gruta de Lourdes

    26 de outubro de 2025

    SportFest 2025 abre inscrições para modalidades esportivas

    26 de outubro de 2025

    Nova ponte sobre o arroio Bravo recebe investimento de R$ 409 mil

    25 de outubro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Restauração do caminho para Gruta de Lourdes

    26 de outubro de 2025

    SportFest 2025 abre inscrições para modalidades esportivas

    26 de outubro de 2025

    Nova ponte sobre o arroio Bravo recebe investimento de R$ 409 mil

    25 de outubro de 2025

    Estado permite alunos passarem de ano mesmo com reprovações

    25 de outubro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.