Em Pouso Novo, foi realizada na sexta-feira, dia 13, a III Conferência Municipal de Assistência Social, tendo como tema “Assistência Social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.
Durante os trabalhos foram levantadas inúmeras questões de necessidades para o município. O objetivo da conferência foi mapear essas necessidades e enviá-las para o Estado. Foi debatido tema relacionado a proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades; financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais; controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários; gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social e atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.
O prefeito Moacir Severgnini esteve presente na conferência, onde ressaltou que é preciso ter um olhar detalhista para o âmbito da Assistência Social, sendo o serviço assistencial um direito de todos os que dele necessitarem. Frisou ainda que ajudar quem mais precisa é importante, porque um dos objetivos administrativos é condicionar uma melhor qualidade de vida aos munícipes.