A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Arroio do Meio (Acisam) sediou na terça-feira, 24, a sétima edição da Conferência Municipal da Assistência Social. Cerca de 70 pessoas participaram do evento promovido pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras), que reuniu autoridades e demais envolvidos na área e interessados nas questões relativas à política. Foram tomados todos os cuidados em relação à pandemia, como o uso de máscara, álcool em gel e mantendo o distanciamento social.
O prefeito Danilo Bruxel saudou os presentes agradecendo por terem aceitado o convite, destacando que ao retornar ao Executivo, se surpreendeu com a atual estrutura que o município possui na área da Assistência Social. “Quantos projetos foram encaminhados e transformados em programas. Somos um município diferenciado. Que a Conferência sirva para nos motivar cada vez mais, pois queremos oferecer ainda mais qualidade de vida aos munícipes”.
A vice-prefeita Adriana Meneghini Lermen ressaltou que “assistir socialmente é ir além. Queremos que nossa população esteja assistida da melhor forma possível. Ficamos felizes com o trabalho da equipe do Cras que se empenha para que essa assistência funcione e que possa oferecer à comunidade mais qualidade de vida”.
Após os pronunciamentos, foi debatido o tema “Assistência Social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir a proteção social”, com a assistente social Eliana Becker. A palestrante falou sobre a execução da política em Assistência Social, explanando sobre os cinco eixos centrais da conferência.
Além disso, Eliana ressaltou que a pandemia mostrou o quanto a assistência social é importante para todos e o quanto cada vez mais pessoas precisam dela. “O atual momento foi de muitas perdas, tanto de trabalho como benefícios. Com isso foi preciso encontrar meios para auxiliar a comunidade a enfrentar essa situação, sem deixá-la desassistida”.
A programação seguiu com debate em grupos sobre os eixos da conferência e lanche para os participantes.