A presença do pai no processo de gestação, nas vivências e alterações emocionais é fundamental para o desenvolvimento da criança. Para alguns especialistas na área da psicologia, quanto mais os pais estiverem presentes e envolvidos nas etapas de desenvolvimento da criança, mais vivências e alterações emocionais ele poderá experimentar ao longo da vida.
Neste domingo, dia 8, o motorista da secretaria da Saúde de Travesseiro, Maiquel Fucks, 36 anos, será estreante no dia dos pais ao lado da filha Valentina, que veio ao mundo no dia 28 de abril.
Valentina Fucks, que nasceu às 11h19min, completou pouco mais que três meses de vida em julho. O parto ocorreu de forma tranquila, no Hospital São José, de Arroio do Meio. Maiquel, ao lado da filha, comemora o primeiro dia dos pais, junto com a esposa Silvana Wommer, 30 anos, com quem está junto há mais de 14 anos.
Maiquel recebeu a notícia que seria pai num domingo pela manhã. Desde lá acompanhou todo o processo de gestação da esposa até o parto e garante ter sentido uma emoção muito grande. “Este momento era esperado há mais de dois anos. Acompanhar e ver a evolução da bebê a cada mês, sentir os primeiros chutes, conversar com ela dentro da barriga da mãe é muito emocionante”, comentou o pai à reportagem.
O pai assegura que a gravidez, embora estivesse ligada ao corpo de Silvana, foi uma experiência compartilhada. Juntos desde 2007, o casal já havia planejado ter filhos. Com a chegada da primeira filha, Maiquel já percebe a mudança na rotina e aproveita ao máximo o tempo com Valentina. “No primeiro mês mudou tudo, é uma nova rotina. Por ser a primeira experiência, não foi fácil. Aprendemos dia após dia e contamos muito com o auxílio dos avós e amigos”.
O casal também destaca a mistura de sentimentos vivenciados nos últimos meses de aprendizado e diz estar feliz em poder compartilhar este momento. A principal mudança, segundo Maiquel, está na alegria em poder chegar em casa e ver sua filha com um sorriso de puro amor. “Tivemos uma filha muito esperada e desejada. Estou muito feliz. Estamos compartilhando estes momentos juntos. Sou muito grato à Silvana, pois é uma mãe muito dedicada em fazer o melhor para a nossa família”, conclui.
“Ser pai é uma experiência muito boa. É um amor que não tem explicação. Chegar em casa e ver sua filha te olhando com um sorriso de puro amor é um sentimento muito bom. Estou muito feliz em poder comemorar esta data”