A secretaria da Agricultura de Travesseiro anunciou nesta semana o novo programa de incentivo aos produtores rurais interessados em horas máquinas. O programa criado através de lei municipal nº 1.677 permite o credenciamento de empresas especializadas nos fornecimentos de horas trabalhadas de máquinas pesadas, atendendo um chamamento público.
O atendimento aos produtores seguirá a ordem de credenciamento, que será iniciado a partir do dia 23, na secretaria da Agricultura. O benefício de horas para cada produtor se dará conforme a movimentação do Valor Adicionado Fiscal, registrado no talão de produtor. Quanto maior a movimentação financeira, maior o direito de horas trabalhadas.
Será oferecido pelas empresas credenciadas junto ao município a contratação de serviços de retroescavadeiras, escavadeira hidráulica e trator de esteira. Parte do serviço será custeada pelo município – 60% da hora trabalhada. O pagamento será feito em forma de ressarcimento ao produtor, após o término do serviço. Para o secretário da Agricultura, Ildo Rodrigues Godoy, o programa dará mais efetividade no atendimento aos produtores, pois empresas terceirizadas conseguem oferecer um serviço de qualidade, com mais agilidade e uma sequência maior de horas trabalhadas em um só dia.
Conforme o secretário, com a oferta de horas máquinas, produtores credenciados podem realizar o destocamento de terras para preparação de lavouras, abertura de novos acessos e pequenas terraplanagens.
Em oito meses à frente da secretaria, Godoy também destaca o trabalho em conjunto com a secretaria de Obras, liderada por Marciano Sadi Markmann. Neste período já foram concluídas três novas terraplanagens, contempladas pela lei de incentivo em URM por metro construído. Além disso, foram concluídos acessos, com a colocação e compactação de material e a troca de tubulações em estradas municipais.
Em outras comunidades como no Centro, Picada Felipe Essig e São Miguel, foram concluídas a terraplanagens dos aviários das famílias Lamm e Bender. Também foram realizados viradores em aviários da família Weizenmann e Reckziegel, além do fornecimento de material na terraplanagem de empresas ligadas à fabricação de rações.
Ambos os secretários destacam a organização de serviços, com um cronograma dividido por localidades e serviços com máquinas para evitar gastos extras com deslocamentos de funcionários, aproveitamento de horas trabalhadas e transporte do maquinário de um local para outro.