A definição no possível traçado da ponte entre Arroio do Meio e Colinas teve avanços nesta semana. Segundo o coordenador do Planejamento, Carlos Rafael Black, estudos técnicos envolvendo profissionais de engenharia dos dois municípios, observaram o trecho onde haverá menor necessidade de aterros, menor impacto ambiental e maior eficiência logística.
De Arroio do Meio, o acesso até o local da ponte terá sequência a partir da rua Walmor Franke, que será expandida nos fundos do Loteamento Comercial, Industrial e de Serviços Coxilha Vermelha. Black revela que o estudo é apenas um esboço, que também considerou curvas de nível e menor trajeto até a RSC-453, a Rota do Sol. Em âmbito municipal, ainda não há a precisão da quilometragem até o rio e as propriedades atingidas. “Como disse, é um esboço, que terá adequações. A realização da obra em si vai depender da captação de recursos”.
No decorrer da semana, o prefeito Danilo José Bruxel e o secretário de Administração, Áurio Paulo Scherer, cumpriram agenda em Brasília, no Ministério da Casa Civil e gabinetes de parlamentares para viabilizar recursos para a obra.
A primeira agenda foi no gabinete do deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS), onde os representantes de Arroio do Meio estiveram acompanhados pelo prefeito de Colinas, Sandro Herrmann. Eles aproveitaram a oportunidade para entregar uma cópia do projeto e o memorial de fotos da proposta de construção da ponte. A obra funcionaria como uma rota alternativa de ligação entre o Vale do Taquari e a Serra Gaúcha, e ganhou mais relevância após o acidente que provocou a explosão de um caminhão na BR-386, em Estrela, levando ao comprometimento estrutural da ponte do Arroio Boa Vista, impactando o tráfego em ambos os sentidos. A recuperação do trecho deve levar cerca de seis meses.
A interdição da ponte no Km 350 da BR-386 provocou diversos efeitos colaterais no tráfego da região. Rodovias que não registravam trânsito intenso passaram a funcionar como vias alternativas de escoamento, como é o caso das ERSs 129 e 130. Na avaliação do prefeito de Colinas, o projeto é importante para o desenvolvimento regional na área da logística e no incremento ao turismo. Segundo o deputado Jerônimo Goergen, esse é o típico problema que pode representar uma janela de oportunidades para o desenvolvimento de toda a região. “Obviamente que há a necessidade de manutenção das rodovias a partir do incremento no fluxo. No entanto, a construção da nova ponte traz consigo uma série de novos investimentos e a própria redução do custo logístico ao encurtar distâncias”, explicou Jerônimo. O parlamentar acrescenta que o trabalho a partir de agora é mobilizar as lideranças regionais e buscar as fontes para o financiamento do projeto.
Bruxel observou que, em circunstância do curso da obra, o recurso não pode vir de emendas, teria que ter origem num ministério ou da bancada gaúcha no Congresso. “A localização da ponte, fora da zona urbana, diminui os transtornos e promove o desenvolvimento em outras áreas do município, que já estão na rota de investimentos privados. Também desafoga o trânsito na ERS-130 e encurta rotas para quem vem de outras regiões do Estado”, dimensiona.
Apesar da escolha do traçado sempre gerar polêmica, a localização não foi considerada tão impactante pelo líder comunitário Valdir Fahl, que vislumbra efeitos positivos no entorno.
A comitiva arroio-meense também buscou apoio do senador Luis Carlos Heinze, e esteve na Funasa e Secretaria Nacional de Defesa Civil, para tratar pendências nos investimentos no abastecimento d’água nas localidades do interior (aproximadamente R$ 1 milhão de recursos não investidos) e questões técnicas envolvendo os gabiões no bairro Navegantes, cuja obra orçada em mais de R$ 4,5 milhões está parada por falta de repasses ao caixa do município. Ainda foram feitas visitas a outros gabinetes para confirmar o empenho de emendas já sinalizadas e conquistar recursos extras.