Um grupo de pescadores profissionais denunciou um acampamento clandestino aos proprietários do acesso à antiga cascalheira, na localidade da Cascalheira, em Arroio do Meio. Mesmo com a estrada transformada em lavoura e bloqueios com rochas e valas, um grupo de campistas de Bom Retiro do Sul, acessou a antiga área de extração de cascalhos, que foi desativada, pela falta de interesse na renovação da licença pelo Poder Público.
O grupo não tinha a permissão dos proprietários e foi denunciado pelos pescadores, que temiam algum tipo de intervenção nos locais de pesca. Um dos proprietários, Valdir Fahl, comunicou os fatos ao Ministério Público que, por sua vez, acionou a Brigada Militar para pedir a retirada dos campistas.
Fahl lembrou que o município responde por um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), oficiado pela Patrulha Ambiental da Brigada Militar, cobrando do Poder Público a preservação do local, considerando danos ambientais e a falta de respeito à legislação nas concessões feitas nas últimas décadas.
O agricultor lembra que já instalou placas sinalizando a proibição do acesso, que foram depredadas, e cobra ajuda do Poder Público na colocação de placas mais resistentes na entrada do acesso, junto à estrada geral da localidade. “Os campistas disseram que não sabiam que o acesso estava proibido”, comentou.