Na quarta-feira, dia 1º, a Administração de Arroio do Meio entregou para a Câmara de Vereadores o projeto que autoriza o financiamento na ordem de R$ 14 milhões, para dar continuidade às obras de asfaltamento da VRS-482 em direção a Capitão, além de outras ruas (mais detalhes nas páginas 14 e 15). A fim de esclarecer a proposta, o Executivo promoveu, na semana passada, uma reunião no gabinete do prefeito Danilo Bruxel, junto com a vice Adriana Meneghini Lermen, os secretários de Administração, Áurio Scherer, da Fazenda, Valdecir Crecencio e de Obras, Darci Hergessel, engenheiro Aldir de Bona, que ajudou a elaborar o projeto e o economista Valmor Mantelli, que apresentou os números relativos ao financiamento e capacidade de pagamento do município.
Foram convidados todos os vereadores, empresários e líderes comunitários que serão beneficiados pelo projeto. “Nós, como prefeito e vice, somos passageiros, mas temos a responsabilidade de pensar no futuro do município pelos próximos anos, beneficiando nossos filhos e netos. Vibramos quando o Governo do Estado incluiu nosso município no seu Plano de Obras, com duas pavimentações, interligando Arroio do Meio a Travesseiro e Capitão. Porém, o município tem o compromisso de dar um grande aporte financeiro nesta obra que vai até a divisa com Capitão. Uma obra que, segundo moradores locais, vem sendo sonhada há cerca de 50 anos. É uma oportunidade única que está se apresentando neste momento”, salientou Bruxel.
O secretário de Administração Áurio Scherer acrescentou que o convênio com o Estado já está em vias de ser assinado, sendo necessária a aprovação do empréstimo para poder cumprir com a parte que cabe ao município. “O cavalo está encilhado e não sei se passará novamente”, afirmou.
Mantelli falou sobre a operação de crédito e as condições do financiamento, que terá 24 meses de carência e 96 meses para amortização com juros de 3,8% ao ano, mais CDI. Salientou que as condições são bastante atrativas, diante do atual cenário econômico, e afirmou que não há condições melhores no mercado.
Crecencio mencionou o Portal da Transparência onde consta que o município tem um caixa de R$ 22,7 milhões, salientando que R$ 10 milhões são vinculados e já estão comprometidos com melhorias em escolas e a construção de uma nova escola de Educação Infantil, enquanto o restante do valor é utilizado para manutenção dos serviços, incluindo a folha de pagamento, obras e aquisição de equipamentos. Afirmou que é preciso aproveitar o momento, pois o valor a ser comprometido mensalmente não representa um grande impacto no orçamento e estima-se que as melhorias vão gerar mais renda e retorno financeiro para o município, se pagando naturalmente. A parcela inicia em R$ 250 mil e termina em R$ 150 mil, sendo que a arrecadação mensal do município fica em torno de R$ 8 milhões.
O empresário Gilmar Borscheid falou sobre a valorização das áreas e possibilidade de atração de novas empresas às comunidades que receberão a pavimentação, além da qualidade de vida para os moradores beneficiados. Segundo ele, isso irá refletir sobre o progresso da comunidade, com novos loteamentos e instalação de novas indústrias.
O empresário Adelar Steffler, o Ferrugem, frisou que em 1984 viajava de caminhão para o Mato Grosso e andava quase mil quilômetros de estrada de chão e que ninguém quer se instalar no meio da poeira.
Ex-vereador do PT, Paulo Grassi, que é agricultor, também elogiou a obra e brincou dizendo que é melhor andar de trator no asfalto do que na estrada de chão.
O professor Arno Kehl lembrou dos benefícios para o turismo, além de reforçar o quanto a obra trará bem-estar para a população, vista a intensidade do trânsito entre Arroio Grande e Capitão.
Já o empresário Hugo Schmidt salientou que muitos caminhoneiros e transportadoras reclamam dos altos custos de manutenção dos veículos que trafegam atualmente pela estrada não pavimentada. Romano Kunzler disse que vem lutando há muito tempo por isso, mas nunca teve uma oportunidade tão boa e pediu aos vereadores que estudem com carinho e proposta que vai mudar a vida de todos.
O vereador Paulo Backes (PDT) pediu aos colegas presentes que dessem a sua opinião, justamente para se ter argumentos na hora da votação no Legislativo, mostrando-se favorável à obra.
Vanderlei Majolo (PP) disse que se tratava de uma data histórica para o município e chamou a atenção para todos os demais benefícios que virão depois do asfalto.
A vereadora Adiles Meyer (MDB) destacou que hoje a prioridade no município é a concretização desta obra de ligação asfáltica. Além disso, ressaltou o fato do financiamento contemplar outras localidades, como a de Forqueta Baixa, via que também apresenta um fluxo intenso de veículos.
Marcelo Schneider (MDB) disse que nunca se posicionou contra a realização de financiamento, mas que pretendia discutir alguns detalhes em relação à forma como as obras serão realizadas e a participação das máquinas do município.
Roque Haas, o Rocha (PP), disse que também sempre defendeu a utilização das máquinas do município nas obras, mas que em uma tão grande isso poderia atrasar a sua conclusão e todos têm pressa.
Rodrigo Kreutz (MDB) salientou que era a favor da obra em função do crescimento do município, mas tinha muitas dúvidas em relação ao projeto, sendo necessário que os vereadores conversem antes para esclarecer todos os pontos.
Elton Lorscheiter, o Pantera (PP), disse que, quando era oposição, nunca foi contra os empréstimos. “Se o município tem condições, tem que investir, pois é o que as pessoas querem, independente de quem é o prefeito”.
A vereadora Alessandra Brod (PP) falou sobre a mobilidade urbana e a necessidade de se pensar nos projetos para o futuro, como o acostamento, que já está previsto.
Helena Matte (MDB) disse que era totalmente a favor da obra e lembrou que vinha de Capitão para a escola e que ambos os municípios mereciam este benefício, que deve abrir o precedente para outras comunidades, salientando que o asfalto traz mais saúde e qualidade de vida para a população, o que foi endossado pelo vereador e ex-secretário de obras Paulo Heck (MDB).
O presidente da Câmara de Vereadores Cesar Kortz (MDB) disse que assim que o projeto chegar na Câmara, os vereadores devem se reunir para avaliar os detalhes e lembrou de outras comunidades que também estão aguardando por melhorias e que devem desafogar o trânsito e trazer mais segurança aos usuários.
O prefeito Danilo Bruxel lembrou que a Administração vai manter o Programa + Asfalto, com uma equipe na realização de obras como a preparação de base para pavimentações, salientando que, depois de Arroio Grande, irão para o bairro Medianeira e outras comunidades que serão beneficiadas por meio de acordo entre as lideranças e lembrou que a maior parte do investimento será em Arroio Grande.