O Rotary se comprometeu a arrecadar US$ 50 milhões por ano para a erradicação da pólio, e a Fundação Bill e Melinda Gates prometeu equiparar tal valor na proporção de 2 para 1, totalizando US$ 150 milhões por ano. Estes fundos financiam suporte operacional, agentes da saúde, equipamentos laboratoriais e materiais educativos. Sem deixar de mencionar o importantíssimo papel de governos mundiais, corporações e doadores.
O Rotary Club de Arroio do Meio está engajado nesse projeto mundial e, recentemente, iniciou a divulgação e a distribuição de cofrinhos em 32 estabelecimentos locais para a comunidade fazer a sua doação. “Realizamos a aquisição de 200 porta carteirinhas de vacinação que serão disponibilizadas ao serviço saúde do município. Além disso, estamos organizando a primeira pedalada pela erradicação da pólio, no dia 16 de outubro”, adianta a presidente, Fabiana Botoni. “Venham participar, juntos somos mais fortes no ideal de Servir e Transformar Vidas”, convida.
O grande objetivo: Erradicar a pólio
Em todo o mundo, o logotipo da campanha Elimine a Pólio Agora (End Polio Now) é um emblema de honra para aqueles que apoiam a luta contra a doença. Ele mostra que você faz parte de um esforço sem precedentes para erradicar a segunda doença humana da história.
A poliomielite, que causa paralisia e pode ser fatal, ainda ameaça as crianças de algumas partes do mundo. O vírus invade o sistema nervoso e pode causar paralisia em questão de horas, colocando em risco pessoas de qualquer idade, mas principalmente menores de cinco anos. Não existe cura para a pólio, mas ela pode ser evitada com a vacina. Ao contrário de muitas doenças, a poliomielite pode ser erradicada.
O Rotary e seus parceiros lideram os trabalhos de erradicação mundial da doença há mais de 30 anos. O Pólio Plus foi o primeiro programa a abraçar a erradicação da paralisia infantil por meio da vacinação de crianças em grande escala.
A pólio hoje
Quando o Rotary e seus parceiros formaram a GPEI, em 1988, ocorriam 350.000 casos de pólio por ano em 125 países. Hoje, foram reduzidos os casos em 99,9% e apenas dois países continuam reportando casos do vírus selvagem: Afeganistão e Paquistão. Graças aos esforços do Rotary e dos seus parceiros, cerca de 19,4 milhões de pessoas que teriam ficado paralíticas podem andar, e mais de 1,5 milhão de pessoas que teriam morrido estão vivas. A infraestrutura construída para acabar com a poliomielite está sendo usada para prevenir e tratar outras doenças (inclusive a covid-19), causando impacto significativo em outras áreas da saúde pública.
Confira os locais onde você encontra os cofrinhos
1– Karis Farma
2– Unitec
3– Tudesca
4– Ane Decor
5– Languiru
6– Livraria Coman
7– Benoit
8– Certel
9– Via Esporte
10– Lojas Dullius
11– Arte Modas
12– Bruxelas
13– Mercado Frohlich
14– Super Mercado MAREL
15– Supermercado Dalia
16– Fruteira Centro
17– Super Arroiomeense
18– Maderon
19– AGAFARMA
20– Agafarma Centro
21– Kadernus
22– Mercado JOSNAITTE
23– Loja Universo das Festas
24– Mamão com Açúcar
25– Bruxel Materiais de Construção
26– Restaurante Ritts
27– Lojas Mânica
28– Loja Prata
29– Posto de gasolina Bela Vista
30– Restaurante Divino Fogão