Atos em defesa ao presidente da República Jair Messias Bolsonaro estão marcados para o feriado da Independência no dia 7 de setembro. Na região, as mobilizações ocorrem em Lajeado organizadas pelo Movimento União de Direita (MUD).
Em Arroio do Meio, a concentração está marcada para as 13h em frente ao mercado Dália, passando pelo Centro, seguindo pela estrada velha em direção à Univates, em Lajeado. A organização é feita por Jorge Weizenmann e Hailor Prediger.
A concentração, em frente ao Teatro Univates, será às 14h e a saída agendada para as 15h em direção ao Parque dos Dick, em forma de carreata. A instrução é que os veículos estejam decorados com as cores verde e amarela e com bandeiras do Brasil.
Em âmbito nacional, em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal movimentos tanto favoráveis como contrários ao presidente também ocorrerão. De um lado, apoiadores do governo devem seguir o tom do Executivo, com críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e contrários ao regime comunista.
Nas últimas semanas, em entrevistas, Bolsonaro confirmou presença em manifestações em Brasília e São Paulo e afirma que a “grande pauta” dos atos em seu apoio deve ser a liberdade de expressão, em especial contra as recentes decisões tomadas pelos ministros do STF.
No Vale do Taquari, partidos e lideranças da esquerda não anunciaram manifestações. Em outras regiões e capitais do país haverá mobilizações críticas à atuação do governo federal na pandemia da covid-19, contra o aumento da inflação e movimentos de repúdio contra declarações polêmicas do presidente.
MANIFESTAÇÕES NO PAÍS
Assim como as carretas marcadas para Lajeado e Arroio do Meio, manifestações em diversas cidades brasileiras estão agendadas para o feriado da Independência. Muitas destas organizadas por defensores do presidente Jair Bolsonaro que tem apostado na data com um dia de demonstração de forças nas ruas. Em algumas cidades do Brasil estão agendadas carreatas, motociatas ou até passeios de bicicleta, como é o caso de Fortaleza.
No estado de São Paulo, protestos contra e a favor do presidente foram vetados durante a semana pelo governo estadual, mas autorizados pela Justiça dias depois, sob argumentos e garantias constitucionais. Um dos receios da Secretaria de Segurança Pública paulista é de que haja insegurança entre grupos e manifestantes de direita ou esquerda em locais públicos, historicamente conhecidos por manifestações populares.
No Ceará, também houve a recomendação aos comandos policiais. O pedido é que sejam adotadas todas as medidas de segurança a fim de preservar as manifestações populares sejam elas em defesa do governo ou não.
7 de setembro na história do Brasil
O 7 de setembro é uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, justamente por abrigar um dos principais acontecimentos da história: a independência. Foi nesse dia, em 1822, que Dom Pedro deu início a trajetória do Brasil como nação independente. Atualmente, o 7 de setembro é um feriado nacional que é marcado por comemorações públicas nas grandes cidades.
Em 7 de setembro de 1822 Dom Pedro bradou o grito da independência às margens do Rio Ipiranga, na atual cidade de São Paulo. Com isso, o Brasil rompeu sua ligação com Portugal e consolidou-se como nação independente.