Os mais saudosos lembram com carinho dos desfiles de 7 de Setembro pelas ruas de Arroio do Meio. Escolas, organizações e a comunidade se uniam num gesto de patriotismo no dia em que o Brasil celebra a independência. Os desfiles, geralmente baseados em um tema, mostravam as boas iniciativas e também assumiam um caráter crítico para algumas situações.
Além de mobilizar inúmeros participantes, os desfiles eram muito apreciados pela comunidade que se aglomerava nas calçadas para assistir. Quem estudou nas escolas do município, pelo menos até meados da década de 1990, deve ter um ou mais desfiles registrados na memória ou em fotos. Era um momento solene, especial, que em várias edições contou com a presença de bandas marciais.
Com o passar dos anos, o desfile foi perdendo força nas programações da Semana da Pátria, que ganhou outras atrações. O último grande desfile foi realizado em 7 de setembro de 1996. Segundo registros do AT, foram quatro mil estudantes da rede municipal, estadual e particular. Cada rede de ensino teve um tema. Nossa terra nossa gente (estadual), O mundo encantado da literatura (particular) e O mundo fantástico dos esportes (municipal). Na oportunidade também participaram a banda estudantil da Escola Estadual Monsenhor Escalabrini, de Encantado e a banda da Amam.
Além de abordar dificuldades e problemas do Brasil na época, os estudantes também apontaram soluções, com mensagens de esperança.
A partir de 1997 os desfiles cederam lugar à Feira do Livro, que passou a ser realizada sempre na Semana da Pátria, juntamente com outras atividades. Nos anos seguintes, a programação cultural foi ampliada, com a Feira do Livro sendo abrangida pela CulturArte.