NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Município debate futuro do saneamento

    6 de julho de 2025

    HOP! Turismo, nova marca promete contribuir com o mercado turístico de Arroio do Meio

    5 de julho de 2025

    Festa da Padroeira é neste domingo com homenagem às comunidades

    5 de julho de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Forquetense comemora 80 anos com homenagens

      5 de julho de 2025
      Recent

      Forquetense comemora 80 anos com homenagens

      5 de julho de 2025

      Liga de Bocha de Arroio do Meio organiza dois campeonatos de bocha

      29 de junho de 2025

      Forqueta Alta reinaugura campo de futebol

      28 de junho de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Arroio do Meio mobiliza 96 voluntários no Balneário Navegantes para defender Rio Taquari
    Educação

    Arroio do Meio mobiliza 96 voluntários no Balneário Navegantes para defender Rio Taquari

    daianeBy daiane31 de março de 2023Nenhum comentário4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    As ações do projeto ‘Viva o Taquari Antas Vivo’ reuniram 750 voluntários em municípios do Vale do Taquari e teve mais de 3.740 quilos de resíduos recolhidos nas águas.

    Em Arroio do Meio, 96 pessoas se mobilizaram no Balenário Navegantes, para defender o rio e mostrar projetos que podem ajudar na despoluição das águas.

    O Viva o Taquari Vivo é uma iniciativa que ocorreu de forma simultânea em Arroio do Meio, Lajeado, Estrela, Cruzeiro do Sul, Bom Retiro do Sul, Roca Sales e Venâncio Aires. Nos municípios que teve coleta de lixo, o Corpo de Bombeiros auxiliou para atividades de limpeza das águas.

    AÇÕES EM ARROIO DO MEIO

    Em Arroio do Meio, a comunidade esteve no Balneário do Bairro Navegantes para prestigiar as atividades. Empresas como Girando Sol, Bremil, Sulati, Ecomate, Departamento Municipal do Meio Ambiente, Companhia Rio-Grandense de Saneamento (Corsan) e apresentações artísticas fizeram parte da programação.

    O projeto foi idealizado há 16 anos pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e Parceiros Voluntários. Em cada município, há um mantenedor. No caso de Arroio do Meio, é o Rotary Clube. Ao avaliar a atividade, a presidente Juliana Gasparotto, diz que os objetivos foram atingidos. “Mostramos como podemos fazer o lixo não chegar até o rio.” É a união de ações que juntas fazem a diferença e ajudam a manter o Rio Taquari mais limpo.

    “Temos que manter a água limpa e cuidar da água, pois é vida. Sem ela não vivemos. A manhã também foi voltada para as crianças, pois entendemos que levam o recado aos pais.” Além do evento, também foi realizada nas escolas a exposição de fotos do Rio Taquari ‘Mostra dos Espelhos’ que faz parte do ‘Viva o Taquari Antas Vivo’.  

    Neste ano em Arroio do Meio, não houve a coleta de lixo. O objetivo em 2023, segundo Juliana, foi de mostrar ações para que a sujeira não chegue até o rio. “Precisamos cuidar sempre, pois, quando há enchente os lixos e entulhos chegam até as casas.”

    PROJETOS APRESENTADOS

    As empresas Girando Sol e Bremil estavam entre as que apresentaram seus projetos que colaboram com o meio ambiente. No caso da Girando Sol, a iniciativa ‘Re.Ciclo Aqui’ começou dentro da empresa e hoje já está nas escolas. De acordo com o supervisor Alcione Binsfeld, as embalagens dos produtos são recolhidas e transformadas em novas para serem reutilizadas.

    “Como cada funcionário recebe kits com produtos todo mês, percebemos que havia muitos frascos que iam para o lixo. Iniciamos uma campanha para trazer os frascos de volta. A embalagem é limpa e passa pelo procedimento necessário para ser reaproveitada novamente como embalagem. Muitas pessoas não sabem, mas nós também as fabricamos na empresa.”

    A iniciativa chegou nas escolas de São Caetano, Bela Vista, Raio de Sol e São Paulo onde há ponto de recolhimento. Após, as escolas vendem para usina de tratamento também para a reciclagem. “Vejo que tem dado muito certo. As crianças orientam e ensinam os pais a serem melhores por meio dessas ações. Para a bióloga da empresa, Patrícia Aguiar, o projeto tem consciência ambiental e social, pois as escolas participantes podem arrecadar recursos para melhorias. “É um trabalho de formiguinha onde cada um faz a sua parte. Penso que já deveríamos ter começado antes.”

    A Bremil, que também está localizada em Arroio do Meio, realiza o recolhimento de eletrônicos, esponjas, óleo de cozinha e embalagens de medicamento. A coordenadora de EHS, Júlia Bau e a consultora ambiental, Tífani Soares explicam que todas as quintas-feiras na frente da fábrica há um ponto de recolhimento. “Cada produto tem seu destino correto e agora queremos ampliar para escolas com atividades e palestras, pois começamos de forma interna e percebo que aumentou muito a conscientização”, frisa Tífani.

    De acordo com ela, em relação ao destino do que é arrecadado, as esponjas vão para São Paulo para um projeto da Scotch Brite, a embalagem de medicamento é encaminhada com objetivo de reciclagem, o óleo é utilizado para produção de sabão e os eletrônicos são enviados para empresa parceria que realiza o tratamento dos equipamentos.  “A conscientização é muito importante e a reciclagem. Os aterros utilizados trazem muitos problemas para o meio ambiente, saúde pública e contaminação dos solos”, afirma Júlia.

    Box

    Confira os resultados das ações do ‘Viva o Taquari Antas Vivo’ por município

    MunicípioVoluntáriosRecolhimento
    Lajeado300591,8 kg
    Estrela1601.800 kg
    Arroio do Meio96Sem recolhimento
    Cruzeiro do Sul41731,5 kg
    Bom Retiro do Sul47188,6 kg
    Roca Sales31202 kg
    Venâncio Aires72225,5kg

    Créditos: Carolina Schmidt

    daiane

    Postagens Relacionadas

    Município debate futuro do saneamento

    6 de julho de 2025

    HOP! Turismo, nova marca promete contribuir com o mercado turístico de Arroio do Meio

    5 de julho de 2025

    Festa da Padroeira é neste domingo com homenagem às comunidades

    5 de julho de 2025

    Famílias devem apresentar documentação para solicitar aluguel social

    4 de julho de 2025
    Não perca

    Município debate futuro do saneamento

    6 de julho de 2025

    neamento e o seu impacto no município pautou a reunião comunitária realizada na noite de…

    HOP! Turismo, nova marca promete contribuir com o mercado turístico de Arroio do Meio

    5 de julho de 2025

    Festa da Padroeira é neste domingo com homenagem às comunidades

    5 de julho de 2025

    Forquetense comemora 80 anos com homenagens

    5 de julho de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Município debate futuro do saneamento

    6 de julho de 2025

    HOP! Turismo, nova marca promete contribuir com o mercado turístico de Arroio do Meio

    5 de julho de 2025

    Festa da Padroeira é neste domingo com homenagem às comunidades

    5 de julho de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Município debate futuro do saneamento

    6 de julho de 2025

    HOP! Turismo, nova marca promete contribuir com o mercado turístico de Arroio do Meio

    5 de julho de 2025

    Festa da Padroeira é neste domingo com homenagem às comunidades

    5 de julho de 2025

    Forquetense comemora 80 anos com homenagens

    5 de julho de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.