Administração de Arroio do Meio anunciou a intenção de um grupo empresarial em investir no Parque Cultural Gaúcho no Morro São José. O complexo ficará situado numa área superior a 60 hectares, que faz divisa com a ERS-130, e contará com restaurante, hotel, arena multiuso e roda gigante, além de um parque cultural alusivo à cultura gaúcha, com um monumento de 50m. O investimento gira em torno de R$ 50 milhões.
Um dos proprietários da área e idealizadores do investimento, o advogado Gerson Zanchettin, revela que a Morro Gaúcho Participações Ltda é uma empresa concebida com o propósito de tornar realidade um grande projeto turístico. Quem vê o Cristo Protetor de Encantado de braços abertos sabe que esse monumento colocou o Vale do Taquari no mapa turístico nacional, atraindo pessoas de várias regiões do Brasil e até mesmo de outros países. Os reflexos sociais, econômicos e ambientais (tripé da sustentabilidade) já podem ser sentidos de maneira positiva para a região. Noticiou-se que Encantado triplicou a geração de empregos, além de ter trazido para a região mais de 450 novas empresas. A maioria deles direta ou indiretamente relacionados com o turismo de qualidade.
O principal atrativo será a construção de uma grande estátua de um Gaúcho. O parque também contará com toda a infraestrutura necessária para o acolhimento da comunidade do Vale e dos turistas, tais como praça de alimentação, hotelaria e demais atividade de lazer e descanso.


