O grupo de danças Helmuth Kuhn celebra seus 40 anos de história neste ano. E os festejos já se iniciam neste sábado, dia 15, com o IV Encontro Infantojuvenil de grupos de danças folclóricas alemãs. O evento começa às 9h30min no Centro de Arroio do Meio, com a recepção dos grupos em frente à Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Cerca de 300 dançarinos vão colorir o Centro da cidade, com os trajes típicos da cultura alemã. Estão confirmados grupos dos municípios de Nova Petrópolis, Bom Princípio, Maratá, Colinas, Santa Clara do Sul, Marques de Souza e Lajeado, além do grupo Frohsinn de Arroio do Meio e claro, o Helmuth Kuhn.
Às 10h ocorre o desfile dos grupos de danças. Começa em frente à Secretaria de Educação e percorre a rua Dr. João Carlos Machado até a chegada na Praça Flores da Cunha, onde o evento continua, com o festival de ritmos e danças de integração. Neste ano, o CTG Querência do Arroio do Meio foi convidado para participar, “é uma forma de fazer a integração entre culturas e valorizar e dar oportunidades para as crianças da nossa cidade”, salienta Fabiane Petry, uma das coordenadoras das categorias de base (infantis e juvenil) do Helmuth Kuhn.
Ao meio-dia será feita uma pausa nas apresentações para o almoço. Estarão disponíveis food trucks nos arredores da praça, com opções de comidas e bebidas. Cachorro-quente do Carmelito e Beto, crepe francês do Truck do Alemão e o chopp artesanal do Morticia Express (para maiores de 18 anos) são algumas opções disponíveis, além dos estabelecimentos locais. Durante o evento também serão vendidos refrigerantes, águas e trufas.
No intervalo do meio-dia haverá uma atração surpresa para animar a criançada. Além dos palhaços da Cirkou Trupe, que estarão presentes desde o desfile, animando o evento. Às 13h começam as apresentações individuais de cada grupo de danças folclóricas alemãs e a programação segue tarde a dentro.
Esta é a quarta edição do evento, que começou em 2013, e teve mais duas edições em 2015 e 2018. A organização pretende manter o evento a cada cinco anos, com o intuito de integrar crianças e jovens e movimentar o setor cultural do município, além de comemorar o aniversário do Helmuth Kuhn. Atualmente, o grupo conta com sete categorias e quase 200 integrantes: Pré-Mirim (12 dançarinos); Mirim (28); Infanto-Juvenil (26); Juvenil (31); Semioficial (34); Oficial (36); Prost (30). No encontro deste sábado participam as categorias Pré-Mirim até Juvenil.
Fabiane Petry dança há 35 anos no Helmuth Kuhn e faz parte da categoria Prost. Ela coordena as categorias de base junto dos colegas Gabriela e Felipe Schmitz, que dançam desde pequenos no grupo e hoje integram a categoria Oficial. Fabiane conta como é trabalhar com as crianças, “ensinar as crianças é desafiador, exige muita paciência e persistência. É um grande aprendizado, saber lidar com cada criança/jovem, cada um com sua personalidade, com suas facilidades e dificuldades. A recompensa é o amor e o carinho que recebemos, que são infinitamente maiores que qualquer dificuldade ou desafio”.
São esperadas mais de 500 pessoas para o encontro deste sábado. A organização convida toda comunidade para prestigiar o evento, que promete muita música, dança, trajes coloridos e diversão durante o dia. Em caso de chuva, o desfile será cancelado e o encontro será na sede do Sete de Setembro, no bairro São Caetano. O baile em comemoração ao 40º aniversário do grupo Helmuth Kuhn está programado para ocorrer no dia 30 de setembro, no ginásio PA-Rural, com a presença de grupos de danças adultos e animação da banda Choppão.
quadrinho
Programação
9h30min – Recepção dos grupos em frente à Secretaria Municipal de Educação e Cultura
10h – Desfile dos grupos de danças pela rua Dr. João Carlos Machado até a Praça Flores da Cunha, onde ocorre o evento
11h – Festival de ritmos e danças de integração
12h – Almoço, brincadeiras e atrações
13h – Início das apresentações
*Em caso de chuva, o desfile será cancelado e o encontro será na sede do Sete de Setembro, em São Caetano