Na quarta-feira, dia 06, governador do RS, Eduardo Leite, assinou um decreto de situação de calamidade pública em razão das enchentes. O decreto foi publicado em uma edição especial do Diário Oficial do Estado. Ele possibilita compras e obras públicas emergenciais, além de garantir formalizações para o recebimento de recursos federais.
Leite sobrevoou a região junto com representantes do governo federal, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, e o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes e se reuniu com os prefeitos e coordenadores da Defesa Civil dos municípios atingidos, na Univates, em Lajeado.
Na sexta-feira Crecencio e a coordenadora auxiliar da Defesa Civil, Cíntia Gräff, estiveram reunidos com coordenação nacional da Defesa Civil também em Lajeado. De forma imediata foram repassados R$ 217 mil para o reestabelecimento da cidade e tratados detalhes para reconstrução do patrimônio público e privado. Como são obras de maior complexidade ainda estão sendo analisados os pré-requisitos.
Também ocorreu reunião com representantes da Caixa Econômica Federal para alinhar detalhes em torno da liberação do Fundo de Garantia para trabalhadores das áreas atingidas.
O município pediu apoio ao Exército, porém, municípios com vítimas e maior número de desaparecidos estão tendo prioridade no socorro. Nesta sexta-feira, Arroio do Meio recebeu quatro caminhões com soldados que estão construindo 20 barracos para alojamento de desabrigados.
A Câmara de Vereadores de Arroio do Meio reagendou a sessão ordinária programada para quarta-feira, para o próximo dia 13.