Neste dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor. Profissional que exerce um papel importantíssimo no desenvolvimento de cada ser humano, uma vez que toda pessoa passa pela escola durante infância e adolescência e muitos, mais tarde, ingressam no ensino superior e seguem estudando durante boa parte da vida.
O professor auxilia no desenvolvimento educacional, emocional e social dos alunos. Eles são os responsáveis por preparar os jovens alunos para enfrentar os desafios do mundo real. Nesta era de rápida evolução tecnológica e globalização, o papel do professor é mais vital do que nunca. A reportagem do AT conversou com os diretores de escolas do município sobre os encantos e os desafios de ser professor na atualidade.
1 – Quais são os maiores encantos de ser professor, o que motiva a exercer este importante papel de transmitir conhecimento e auxiliar na formação para a vida dos alunos?
2 – Na sua escola, quais são os desafios e dificuldades relatados pelos professores em sala de aula?
Escola Estadual de Ensino Médio Guararapes
Diretora: Valquiria Pretto Dienstmann
Alunos: 550
Professores: 40
1 – O professor, na minha opinião é a profissão mais importante de uma sociedade. E eu sempre a coloquei assim, por mais que a nossa sociedade não veja dessa forma. O mais gratificante é ver seus alunos, anos depois, bem e felizes, com uma boa profissão, com uma família construída…
2 – Um dos maiores desafios hoje dos nossos professores é a tecnologia. Por mais que ela seja parceira, que ajude muito em sala de aula, ela também atrapalha, o maior vilão é o celular. Os alunos, em sua maioria, não conseguem se desprender dessa ferramenta e que muitas vezes é muito mais atraente que a explicação do professor. Temos regras sobre o uso do celular, lei que proíbe em sala de aula, mas muitas vezes não é suficiente.
Escola Municipal de Ensino Fundamental São Caetano
Diretora: Andréa Susana Lange Barth
Alunos: 475
Professores: 40
1 – O encantamento de ser professor está neste acompanhamento diário do crescimento de cada aluno. Poder vivenciar as descobertas e as aprendizagens dos nossos alunos é com certeza o maior reconhecimento para um professor. Saber que o aluno evolui através dos nossos ensinamentos e acompanhar a sua trajetória como pessoa, é motivo de orgulho para o professor.
O encantamento está neste impacto positivo na vida dos alunos. Na missão de poder não só desenvolver competências cognitivas, mas desenvolver habilidades e valores importantes para a sua vida, contribuindo para a sua formação como um todo. Professores são modelos diários para os nossos alunos. Professores além de compartilharem seus conhecimentos, orientam, aconselham, ouvem e acolhem.
2 – Os maiores desafios desta nobre profissão estão em manter todos os alunos concentrados e interessados em sala de aula. Conscientizar a todos da importância de todas as áreas do conhecimento e manter o foco do aluno em sala de aula não é tarefa fácil, pois cada estudante tem a sua personalidade e suas vivências. Gerenciar os conflitos e o desinteresse de alguns estudantes em sala de aula é uma das grandes batalhas da escola. Professores precisam de inúmeras estratégias para manter o estudante envolvido em sala de aula, e isto exige muito dos educadores. Competir com a era digital, de jogos eletrônicos e aplicativos cada vez mais criativos, faz com que o professor esteja sempre atento e inovando em sala de aula.
Somos sabedores que o professor trabalha diretamente com as emoções dos estudantes, o que faz desta profissão um grande desafio. Professores além de estarem conectados ao conhecimento, precisam lidar com as emoções diárias de seus alunos, exigindo do docente um autocontrole e habilidade no gerenciamento das emoções em sala de aula. Nos últimos anos há uma crescente em casos de ansiedade, depressão e transtornos diversos, que interferem diretamente no rendimento escolar. É extremamente importante ressaltar a parceria e o apoio da família junto à escola. Esta parceria entre família e escola, garante melhor aprendizado e melhores resultados.
Escola Municipal de Ensino Fundamental João Beda Körbes
Diretora: Maria Zanatta Boni
Alunos: 428
Professores: 46
1 – O que nos move e encanta é ver que o que estamos fazendo está dando resultados, que fazemos a diferença na vida de nossos alunos. É ver que nossos ex-alunos estão, muitos deles, em funções importantes, e desempenhando a sua função com seriedade e competência.
2 – A falta de comprometimento e interesse, de respeito com os colegas e professores, falta de apoio de muitos pais e a falta de limites.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Bela Vista
Diretora: Naiara Regina Tres
Alunos: 401
Professores: 30
1 – Um dos maiores encantos da docência é o cultivo da esperança. Esperança por um mundo melhor, por pessoas melhores. Quando trabalhamos com pessoas precisamos sempre acreditar no possível e no impossível. Não desistir nunca, apesar de todas as intempéries que aparecem diariamente. A educação fala muito disso… traz na sua essência o plantio e o cultivo, a paciência, a espera, a escuta… tenho a certeza de que a escola é para muitos, o melhor lugar para estar.
2- Os maiores desafios enfrentados pelos professores na escola, está sendo relacionado às questões do aprendizado. Muitas crianças com características específicas, com demandas especiais, com reflexos nítidos e resquícios de um período tortuoso, que foi a pandemia. Outra questão importante a destacar são as situações comportamentais que necessitam geralmente de um esforço que transcende o espaço escolar, é necessário aí a intervenção de uma rede de apoio eficaz e ativa.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Princesa Isabel
Diretora: Lisandra Prediger
Alunos: 296
Professores: 31
1 – Os maiores encantos de ser professor são desenvolver a capacidade de aprender sempre, inspirar e encorajar os estudantes a serem protagonistas de suas vidas. A atividade de formação de alunos/crianças é tão mais honrosa quando somos capazes de formar bem e de formar para o bem. Despertamos a empatia, a sabedoria e a amizade. À família e à escola cabe cumprir a parte que lhe compete, mesmo que possa haver algumas áreas de confluências e superposições.
2 – Dificuldades de aprendizagens, a crescente presença tecnológica no ambiente escolar, falta de estrutura na escola e a multiplicidade do conhecimento e dos seus processos.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Barra do Forqueta
Diretora: Liselote Lange Gabriel
Alunos: 270
Professores: 27
1 – Professor… fala-se em missão, mas é profissão! A nossa profissão além de ensinar, envolve amor e constante adaptação, são desafios diários, exige comprometimento e compromisso para que seja positivo o nosso ato de ensinar. Ser professor é compartilhar conhecimento, fazer o outro crescer, ajudar a trilhar o melhor caminho. É gratificante ver os nossos alunos colhendo o resultado da trajetória que fizemos parte!
2 – Um dos principais desafios do professor na atualidade envolve a crescente presença da tecnologia no ambiente escolar, principalmente por ser uma grande distração e as mais variadas situações que ocorrem no dia a dia, que não estão diretamente ligadas a atividades de sala de aula, por exemplo, a pandemia, as cheias que assolaram a nossa região, entre outros.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Arlindo Back
Diretor: Gilsomaro André Steiger
Alunos: 102
Professores: 17
1 – O maior encanto de ser professor é contribuir na construção de saberes que servem de alicerce para os desafios da vida dos estudantes. Portanto, é fundamental o docente conhecer o aluno como um sujeito histórico, cultural e social, inserido numa sociedade que está em constante transformação nas relações sociais e entre os sujeitos. Sendo assim o professor necessita de constante atualização e ser “um leitor e conhecedor de mundo”.
2 – Tendo em vista as rápidas e constantes evoluções nas últimas décadas, marcadas, sobretudo, pelos avanços tecnológicos, que aceleram a expansão e a circulação das informações, os desafios dos professores são diversos, pois além de educadores, mobilizando estudantes na construção de novos saberes e conhecimentos, os docentes também necessitam de habilidades e competências multidisciplinares, ou seja, além das pedagógicas, para responder às necessidades individuais surgidas do ambiente externo à escola.