Edson Oliveira disputou o 1º Meleiro Champion Fight, no último sábado, 21, no município de Meleiro, em Santa Catarina, e conquistou a vitória na sua primeira luta no MMA (Mixed Martial Arts) profissional. O morador da Barra do Forqueta derrotou Junior Conceição, o ‘Gugo’, da Academia Team Oliveira, de Balneário Camboriú. O adversário já havia lutado duas vezes e vencido as duas por finalização no MMA, mas ele não foi páreo para Edson.
Mesmo com o professor lutador do UFC e sendo faixa marrom de jiu-jítsu, Gugo não conseguiu se impor contra o arroio-meense. O professor de Edson, Felipe Mansa, da Academia Mansa Team, montou uma estratégia voltada para defesas de queda e luta em pé. Nos três rounds, o adversário tentou levar a luta para o chão, mas Edson conseguiu reverter a posição e golpear por cima, sendo superior que o oponente e ganhando a luta por unanimidade.
Edson competiu pela categoria peso-mosca (57 kg). Ele perdeu 12 kg em cinco dias para disputar a luta, já que seu peso normal é 69 kg. Dieta focada em proteína, muito treino e sauna foi o segredo para atingir o peso para competir. “Antes da luta eu estava um pouco nervoso, até porque do outro lado tinha um professor que luta no UFC com meu adversário, mas deu tudo certo, foi uma sensação maravilhosa. Saber que o primeiro passo para chegar em um evento gigante foi concluído com sucesso é muito especial”, conta Edson.
A próxima competição do lutador arroio-meense será a Inside Fighters League, no dia 5 de novembro, em Rio Grande. Edson vai enfrentar um adversário do Uruguai, também pela categoria peso-mosca do MMA. “Vai ser guerra. Vou trabalhar duro para dia 5 de novembro eu estar 110% pronto.” Esta será a primeira luta internacional de Edson Oliveira.