Os dias 5 e 12 de novembro são fundamentais para estudantes que desejam cursar graduação no Ensino Superior. Nas duas datas, em todo o país, ocorre a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para aqueles que encerram a etapa da Educação Básica e objetivam ingressar na Universidade. A professora da Escola Municipal Arlindo Back e vice-diretora da noite da Escola Guararapes em Arroio do Meio, Greicy Weschenfelder, diz que o exame aponta todo o aprendizado de uma trajetória escolar.
“É algo muito bem elaborado e leva em consideração o que consideramos a grande questão do ensino que são as habilidades e competência dos alunos.” Greicy observa que é fundamental os alunos estarem atentos aos assuntos atuais relacionados com o país e o mundo, pois costumam cair nas questões como textos base.
“É muita interpretação de texto a prova. Esses temas do cotidiano são captados a partir de rodas de conversa, assuntos em sala de aula, de jornal e televisão. Não se pode, apenas, ficar atento aos temas gosto particular para a prova como, por exemplo, as redes sociais. É importante frequentar as palestras e cursos de diferentes áreas.”
Durante a realização do teste, ela cita que a presença do nervosismo costuma fazer parte. Se por um lado é negativo, por outro lado pode ser positivo, porque ajuda a ter paciência e calma na resolução das questões. “Assim, o aluno entende que o processo exige foco e concentração. Parece duro dizer, mas o nervosismo costuma atrapalhar mais para quem não sabe, caso contrário, é completamente, dominado.”
Ela também traz algumas dicas essenciais para o momento do teste. “Dormir bem antes da prova, levar água, mas guardar embaixo da classe para não derramar na prova, pois já vi isso acontecer. Estar munido apenas do material básico e chegar antes do horário ainda é fundamental. No penúltimo dia, é bom algumas leituras mais leves, pois não há tempo hábil de se aprofundar em algum conteúdo. Olhar uma questão de cada vez e não ficar observando o tempo na hora da prova também são dicas bem interessantes.” Conforme ela, a Língua Portuguesa no Enem cobrará a gramática aplicada ao texto apresentado na questão. Também lembra que assuntos como a crase e o uso dos porquês costumam ser conteúdos da prova.
Sobre a redação que possui um peso alto no Enem, Greicy orienta para que os alunos tenham argumentos ricos e suficientes para sustentar o texto com início, meio e fim. “É pensar em uma hipótese e possíveis soluções. Tem o texto base, mas não pode ser copiado ou servir de cola. A escrita vai te ajudar a ter ideias para que escreva. Como são muitas linhas solicitadas, cuidado para não haver repetições e gírias, pois é preciso se fazer entender para um grupo de pessoas diversas. Por isso, vale a língua padrão e convencer que você frequentou as aulas e tem opinião baseada em exemplos, números, fatos e leituras. A redação deve ser vista como um resumo de tudo que se viu durante a caminhada escolar. Algo tão belo e bonito.”
Ainda sobre a redação, o conselho da professora é deixar a redação para o final, pois o candidato consegue adequar o restante do tempo do teste. “Muito cuidado também com a letra legível e obedeça ao número de linhas mínimas exigidas.”
COMO SERÁ EM 2023
O Enem foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes que concluíam o Ensino Médio. Neste ano, no dia 5 de novembro, os candidatos farão 45 questões de linguagens (40 de Língua Portuguesa e 5 de inglês ou espanhol), 45 de Ciências Humanas e a redação. No dia 12, serão 45 questões de matemática e 4 de Ciências da Natureza. No primeiro dia a prova é realizada das 13h30min até 19h e no segundo até as 18h30min. A abertura dos portões ocorre às 12h com fechamento às 13h.
NÚMEROS
O Governo Federal confirma que há 3,9 milhões de estudantes inscritos no país. No RS, chega a 159 mil. Em Arroio do Meio, 195. No município, o local de provas é Escola Guararapes. Pouso Novo conta com 5 inscritos que farão a prova em Lajeado. De Travesseiro, 4 farão a prova em Arroio do Meio. Marques de Souza tem 6 que farão em Lajeado. Capitão terá 15 alunos participantes que farão as provas em Arroio do Meio e Encantado.