Nos últimos anos, diversas atividades no setor primário começaram a surgir e se consolidar como fonte de renda para as famílias no interior de Travesseiro. Na localidade de Três Saltos Baixo, existem três famílias que trabalham no cultivo de pepinos e também de morangos.
A família Costa, produz pepinos em estufa desde 2011, e atualmente produz cerca de 15 mil quilos na propriedade. “Hoje vendemos a maior parte de nossa produção para outros municípios”, explica o produtor, Douglas da Costa.
Já a família Erthal, também está trabalhando na produção de pepinos para conserva na localidade. Conforme o produtor Juliano Erthal, toda a produção da propriedade é comercializada dentro do município.
Já a produtora Márcia Dalferth, que está à frente do Sítio Marcia’s, explica que a principal atividade é o cultivo de morangos. Márcia destaca que a expectativa é de produzir cerca de 2400 quilos de morangos por ano. “Além dos morangos, aqui no sítio os visitantes podem colher no sistema colhe e pague vários produtos em nossa horta”, explica.
O secretário da Agricultura, Ildo Godoy, lembra que o município tem programas de incentivo à construção de novas estufas, de terraplanagem e outras formas de auxiliar os munícipes a produzir alimentos.