Na manhã desta terça (20), a CCR ViaSul liberou ao tráfego mais 4,5 novos quilômetros da duplicação da BR-386, entre Marques de Souza e Lajeado, do km 336,8 ao km 341,4. Agora, são cerca de onze novos quilômetros de nova duplicação que já podem ser utilizadas pelos motoristas da BR-386, em somatório ao trecho de sete quilômetros liberado previamente em 2023, entre os kms 325 e 332, em Marques de Souza (RS).
À época, também foi anunciada a liberação três novos acessos (km 325,8, km 326,8 e km 329,3), uma nova passarela (km 325,8), um novo retorno (km 330,5) e outras cinco novas pontes: km 326,1 (Várzea Marques de Souza I), km 329,7 (Sanga Picada Flor), km 330,2 (Várzea Marques de Souza II), km 331 (Várzea Marques de Souza III), km 331,4 (Marques de Souza IV) e o viaduto que dá acesso ao bairro Conventos pela Rua Arnoldo Scherer, em Lajeado (RS), no km 340.
Assim, restam nove quilômetros do trecho da duplicação para serem liberados, além das vias marginais, um retorno, um alargamento de ponte, duas passarelas e três interseções.
A Concessionária segue empenhada para concluir a totalidade desses pontos no início do segundo semestre deste ano. Por isso, segue constantemente avaliando o cronograma e evolução das obras.
Ao todo, são cerca de R$ 300 milhões investidos neste primeiro trecho de 20,3 quilômetros.
Duplicação da BR-386
Além da duplicação dos 20,3 quilômetros no trecho, a CCR ViaSul irá construir 13 quilômetros de vias marginais, dois retornos em nível, seis adequações de acesso, quatro passarelas de pedestres, seis novas pontes, seis alargamentos de pontes existentes, duas passagens inferiores e duas superiores. Ainda, serão implantados novos dispositivos de segurança, como 50 quilômetros de defensa metálica, nove quilômetros de barreiras e 170 terminais atenuadores de impacto, bem como iluminação das passarelas de pedestres, pontos de ônibus e nas vias marginais.
A CCR ViaSul irá duplicar mais de 165 quilômetros da BR-386 entre Carazinho e Lajeado, beneficiando 22 municípios ao longo do trecho de concessão. Ao todo, na BR-386 no trecho entre Canoas e Carazinho, serão duplicados 225,2 quilômetros da rodovia, com 10,2 quilômetros de construção de faixas adicionais e 75,5 quilômetros de novas vias marginais.
Texto: Assessoria de Imprensa da CCR Viasul
Foto: Fabiano Panizzi