Os festejos de Carnaval alteram horário de atendimento de alguns estabelecimentos. Em relação ao comércio de Arroio do Meio, a secretária-executiva da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Raquel Cristina Scheid, diz que o comércio estará de portas abertas na sexta, sábado e segunda. Na terça, estará fechado, em função do feriado de Carnaval. “No entanto, há empresas que irão fazer feriadão, mas fica a critério de cada empresário decidir, pois alguns vão compensar a folga do domingo trabalhado em dezembro na segunda.” A CDL encerra o expediente na sexta e retorna na Quarta-Feira de Cinzas.
Na Associação Comercial, Industrial e Serviços de Arroio do Meio (Acisam) também não haverá atendimento na segunda e terça-feira. Em relação às empresas, o secretário-executivo, Ernani Arend, ressalta que fica a critério de cada uma atender ou não na véspera e no dia do Carnaval, segundo seu regimento interno.
Na rodoviária de Arroio do Meio, o horário de atendimento será normal na segunda e terça-feira das 6h15min até 18h45min. Caso a população queira tirar dúvidas sobre os horários de ônibus na terça de Carnaval, podem entrar em contato pelo telefone 3716-1334.
As agências dos Correios funcionam normalmente na sexta-feira (9). No sábado (10), o serviço de entregas será realizado e haverá expediente apenas nas agências que já atendem nesse dia. Na segunda e na terça-feira (12 e 13), não haverá atendimento nas agências dos correios. As entregas só serão retomadas na quarta-feira (22), pois que as agências abrirão a partir das 12h.
BANCOS
Em relação ao atendimento das agências bancárias, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) comunica que não haverá atendimento na segunda, dia 12, e na terça-feira, dia 13 o que vale também para as compensações bancárias, incluindo a TED. O Pix, que funciona 24 horas todos os dias, incluindo feriados, poderá ser feito normalmente. Na Quarta-Feira de Cinzas, dia 14, o início do expediente ao público começa às 12h, no horário local, com encerramento previsto no horário normal de fechamento dos bancos. No caso das agências do Sicredi da Região dos Vales, na segunda e terça estarão também fechadas, mas o retorno dos atendimentos será na quarta-feira, a partir das 9h, e será em horário normal.
As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento nos dias do feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte, dia 14. Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.
Parte superior do formulário
PREFEITURAS
Em Arroio do Meio, Marques de Souza, Travesseiro, Capitão e Pouso Novo as prefeituras não irão atender na segunda e terça-feira. O atendimento ao público retorna na quarta de cinzas. Caso a população precise de atendimento de saúde em Arroio do Meio pode se dirigir para o Hospital São José. No município de Pouso Novo, haverá atendimento de plantão para a e secretaria da saúde (98124-9600).
Foto: Carolina Schmidt